Se cuida malandro! Mentir no currículo pode dar cadeia

                                                                                                                                                                            Por: Pedro Henrique Carpanês

Ter um currículo invejável é o que todo mundo quer. Muitos se esforçam, fazem cursos, especializações, estágios e por ai vai. Mas algumas pessoas optam por um caminho mais fácil – mentir.

Tornou-se comum valorizar ou até mesmo inventar itens do currículo. Para quem é adepto dessa técnica é melhor abrir o olho, ela vai virar crime. Um projeto que está na Câmara dos Deputados em Brasília transforma a mentira em ilegalidade, com pena entre dois meses a dois anos de prisão.

A Lei nº 6561/09, de autoria do deputado Carlos Bezerra do PMDB-MT, prevê a punição a aqueles que “falsificarem o currículo, integralmente ou em partes, inserindo informação falsa nele ou em banco de dados que armazene ou disponibilize para pesquisa o respectivo conteúdo, para satisfazer interesses ou sentimentos pessoais, causar dano a terceiros ou habilitar alguém a obter cargo, emprego, função, títulos, bolsas de estudos, isenção de ônus ou serviço de caráter público, ou qualquer outra vantagem”.

O Código Penal brasileiro prevê pena para casos de falsificações, mais ainda não há para as famosas “maquiagens” em currículos. Essas informações foram divulgadas recentemente pela Agência da Câmara Federal.

No dia a dia, essa é uma prática bem comum, segundo a diretora de recursos humanos Ana Beatriz Mendonça. Ela diz que a lei virá para contribuir com todos os processos de seleção e entrevistas de empregos. “Às vezes bons candidatos são prejudicados nos processos por causa daqueles que se fazem passar por algo que não são” diz a RH.

O projeto ainda está em tramitação na Câmara. De acordo com o portal da Agência Federal ainda não tem data para votação e para a nova lei entrar em vigor.

Ouça o resto da entrevista com a diretora de RH Ana Beatriz Mendonça. Entrevista Ana Beatriz Mendonça

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s