Stand-up comedy: uma nova forma de fazer humor

Por Lucilia Bortone

Marco Luque no palco do Cine-Theatro Central no fim de semana (Foto: Lucilia Bortone)

O Stand-up comedy é um espetáculo de humor em que apenas um comediante ou humorista se apresenta “de cara limpa” um texto próprio sobre a vida cotidiana, sem cenários, acessórios ou caracterização. Para muitos, o stand-up comedy é o gênero mais difícil de se executar, o comediante tem que saber usar as reações da plateia e muitas vezes improvisar.

O estilo surgiu nos Estados Unidos e passou por diversas fases. Grandes comediantes de stand-up ganharam projeção na TV, principalmente no Saturday Night Live da NBC. Depois de entrar em declínio, o stand-up comedy ressurgiu na década de 90 com uma nova safra de comediantes como Ellen DeGeneres, Ray Romano e principalmente Jerry Seinfeld, criador da série Seinfeld – o sitcom narrava em cada episódio situações do dia-a-dia que Jerry comentava no início de cada episódio em uma apresentação de stand-up.

Nos últimos anos, o Brasil vem abrindo espaço para os espetáculos de stand-up. Em agosto, Marcelo Adnet se apresentou no Cine-Theatro Central pela primeira vez. No último fim de semana foi a vez de Marco Luque, do CQC, se apresentar novamente no palco do Central. Nem o atraso do vôo de São Paulo para Juiz de Fora desanimou Luque. “Eu voltei meio correndo, quase que eu não consegui”, brincou o ator e apresentador após o show. “Esse teatro é lindo, tem uma alma especial. Eu gosto quando o teatro tem esse formato, com mezanino”, completou.

Para Luque, que é ator há mais de uma década, o boom do stand-up no Brasil é como uma moda. “Eu acho que foi uma onda que veio e a galera disse ‘ah, vamos fazer’. Às vezes a galera busca algo mais rebuscado, vai buscar o teatro. Eu acho que são fases, são momentos. É como uma moda. O stand-up é um jeito simples de você executar uma coisa legal. É diferente do teatro. Com o stand-up você bate um papo com a galera”, disse.

(Ouça a entrevista de Marco Luque na íntegra)

O fato de falar sobre o dia-a-dia das pessoas deixava Luque com medo. “Eu antigamente preferia fazer personagens porque eu tinha medo do stand-up. Porque o stand up você se expõe. Como personagem se não der certo você está preservado, no stand-up não”. Para ele, tudo que o diverte vira texto. “Primeiro eu tenho que dar risada. A partir do momento que eu faço isso fica muito mais fácil as pessoas se divertirem, porque eu estou me divertindo”.

CQC e humor

Na bancada do CQC, Marco Luque divide espaço com Marcelo Tas e Rafinha Bastos. “A gente faz noticia. Tem momentos que a gente brinca e leva com humor. Porque com humor você tem maior acessibilidade às pessoas”, analisa Luque.

O ator ainda falou sobre o trabalho dos roteiristas do programa. “No CQC, os roteiristas são os responsáveis por fazer as pessoas rirem. Ali estou fazendo um personagem, que é muito parecido comigo. É muito mais fácil você fazer um personagem quando ele éparecido com você. Não ia combinar muito se eu tivesse que fazer aquelas piadas mais ácidas, mais sérias, que é o caso do Rafinha. Tem muito do improviso, mas existe um roteiro que a gente segue”, disse.

CQC e política

Em tempos de eleições, nenhum político passa ileso pelo CQC. Muitos se sentem incomodados com a presença dos repórteres do programa em eventos e até mesmo excedem em alguns momentos. Luque vê a maneira como o CQC trata a política de forma positiva. “Eu acho que com o CQC a gente tem uma forma diferente de entrar em contato com a política. Antigamente a gente não tinha isso, parecia que era falar palavrão. Hoje em dia os adolescentes, por causa do programa, têm mais acesso à política e se interessam mais. Acho isso importante: é a conscientização do futuro do nosso país”.

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura e Arte

Deixe uma resposta

