Quem canta encanta

A vocalista da banda The Radioleft em uma de suas apresentações

Por Giovana Matias

No próximo dia 27 será comemorado nacionalmente o dia do cantor. Em Juiz de Fora não há nada marcado para celebrar a data, mas Roberta Mandarano, vocalista da banda The Radioleft não vai deixar o dia passar em branco. “A gente vai se reunir e tocar alguma coisa. A música faz parte de todos os nossos dias. E não seria justamente no dia do cantor que eu deixaria de cantar.” (Clique aqui e assista The Radioleft tocando).

Fábio Juste é dono de um bar e garante: “Sempre que eu trago um cantor o bar fica mais cheio. A música traz clientes e mais dinheiro. Além de ser uma boa oportunidade para quem está começando na carreira artística.”

E isso é verdade. Muitos cantores e cantoras consagradas começaram suas carreiras cantando em bares. Ana Carolina, Seu Jorge, Maria Gadú, Raul Seixas, Simone e muitos outros.

“Não é vergonha cantar em bar. Tem gente que tem preconceito, diz que cantar em bar é igual a cantar em churrascaria, mas eu não

O cantor Dé costuma se apresentar em dois lugares diferente por noite. Foto: arquivo pessoal.

ligo. Assim posso ter um contato mais próximo do público”, disse Dé, seresteiro que toca de quinta a domingo nos bares da cidade.

A Lei Nº 3.857, de 22/12/1960, dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de músico e para tal foi criada a Ordem dos Músicos do Brasil. É ela que exerce, em todo o país, a seleção, a disciplina, a defesa da classe e a fiscalização do exercício da profissão do músico, mantidas as atribuições específicas do respectivo sindicato.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) reconhece a ocupação como ‘Músico intérprete cantor’ e registra atualmente 797 em todo o país. Número pequeno para a multidão de profissionais que se vêem nos bares, festas e shows. Isso porque muita gente acha que para ser músico não precisa ter registro. Embora não seja obrigatório, o registro é importante para aqueles que desejam seguir a carreira.

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura e Arte

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s