UFJF sedia evento internacional sobre Educação a Distância

Por Luíza Medeiros

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Colóquio Regional de Educação a Distância (EAD). Os interessados têm até o dia 30 de setembro para se inscreverem para o evento, que acontece entre 20 e 22 de outubro na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Após o sucesso da primeira edição, que aconteceu em 2009 na cidade de São João Del Rei, o encontro desse ano pretende reunir cerca de 400 participantes, entre alunos, professores, tutores e profissionais de EAD. Os inscritos participarão de discussões sobre a inter-subjetividade na interação humano-computador e sobre a afetividade no contexto de Ambientes Inteligentes de Aprendizagem.

O “II Colóquio Regional EAD, Cultura e Produção de Subjetividade” traz uma novidade esse ano: será uma edição internacional com a participação do matemático e analista institucional francês Michel Authier e do professor espanhol do Programa de Estudos Independentes (PEI), Marcelo Expósito. O evento conta também com palestras de Suely Rolnik, Eduardo Magrone, Gilson Reis, Nara Pimentel e Hélio chaves Filho.

O encontro está sendo realizado pelas Universidades Federais de Juiz de Fora (UFJF), São João Del Rei (UFSJ), Lavras (UFLA) e Itajubá (UNIFEI) e contará com palestras, oito oficinas, painéis e mesas redondas, além de inserções artístico-culturais. Segundo a integrante da comissão organizadora do evento, Simone Silva, “ a importância dele é muito grande, porque ele traz uma novidade: ao contrário do que se discutir, como em outros eventos tradicionais, a importância da EAD, ele vai falar dos aspectos subjetivos e sociopolíticos da modalidade. Ele vai na contramão”. (Escute aqui o depoimento completo)

Quando questionada sobre a relevância da presença de palestrantes internacionais, Simone destacou o que os mesmo têm a acrescentar as discussões levantadas no colóquio. “Eles estão vindo de outras realidades, onde também se pratica a EAD e com isso a gente pode trocar experiências, saber o que está dando certo e errado e também mostrar o que acontece aqui, para congregar conhecimento e formar novas redes”, explicou.

No site do Colóquio, além das informações sobre o evento e a programação, é possível consultar os curriculos dos principais palestrantes, entrar em contato com a comissão organizadora, conhecer um pouco mais sobre Juiz de Fora, cidade sede do evento, e obter dicas de hospedagem e locais para visitar. Além disso, um blog também está hospedado na página.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas no site do evento. O pagamento será através de boleto bancário e o valor é R$52. Assim que for efetuado, o participante receberá um e-mail com o link onde poderá se inscrever na oficina de sua preferência. Não será aceito pagamento através de depósitos ou transferências bancárias.

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s