Blogs se tornam difusor de idéias e ferramenta de Marketing empresarial

Por Débora Lemos


Blog serve como ferramenta de comunicação interna na Acesso Comunicação Jr. Foto por Débora Lemos

Já passou o tempo em que os blogs funcionavam apenas como diário pessoal.  Eles conquistaram espaço no dia-a-dia de pessoas e empresas e tem funções variadas. Hoje em dia, é considerado uma forma de comunicação, produção, disseminação de conhecimento e até mesmo uma ferramenta de marketing empresarial.

Assim como outras ferramentas na internet, a blogsfera sempre gerou polêmica e desconfiança nas pessoas. Mas as possibilidades de interatividade, imediatismo, multimidialidade e hipertextualidade logo a tornaram uma poderosa ferramenta para os que sabem utilizá-la de forma correta. A estudante de Comunicação Social, Roberta Furtado, afirma que apesar de alguns blogs não serem confiáveis, ela acredita que existem os que servem como fonte de informação. “Também acho que eles servem como forma de divulgação e promoção de ações e tendências”.Ouça o comentário completo.

As empresas atuais já perceberam as potencialidades dos blogs. Usados pelas corporações como ferramenta estratégica de Marketing na divulgação da marca, no relacionamento com clientes e na comunicação interna.

A consultora de Marketing da Acesso Comunicação Jr, Gisele Ribeiro, conta que a empresa júnior criou o blog “Clube do Boss” como uma ferramenta de comunicação interna que se mostrou bastante eficaz. “Ele serve para levar conhecimento para os consultores da empresa, divulgar os projetos feitos por eles e ao mesmo tempo serve como uma ferramenta de motivação”. Ouça a entrevista na íntegra!


Blog pode oferecer a Cleiton Martins a chance de publicar um livro. Foto por Débora Lemos

E não são somente as empresas que se beneficiam com a divulgação de idéias. O estudante Cleiton Ribeiro Martins começou seu blog “Sensações de um mundo só meu” para armazenar suas poesias. Hoje ele concorre ao Prêmio Blog Books, que transforma em livro os blogs vencedores. “A idéia inicial do blog era só para me expressar, mas acabou surgindo a oportunidade de participar do Prêmio e achei interessante meu blog se tornar um livro. Esse se tornou agora meu objetivo. E com essa participação consegui seguidores de bloguers até de outros estados”.Confira a conversa completa com Cleiton Martins!

Mas ter um blog também requer cuidados. Assim como ele serve para divulgar uma imagem, ele também pode prejudicá-la. É importante manter uma atualização constante, e ter atenção para o conteúdo postado. Gisele afirma, “o blog pode ser visto por qualquer pessoa. Quando alguém lê a matéria, além dessa informação, a pessoa também absorve toda a bagagem e imagem que a empresa ou pessoa quer transmitir”.

Deixe um comentário

Arquivado em Webjornalismo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s