Nova gestão do DCE promete melhorar o cotidiano dos estudantes da UFJF

Por Luíza Medeiros

Eleita no último dia 16, a chapa “Um Novo enredo”, se prepara para estar a frente da gestão de 2011 do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para escolher a chapa que irá suceder a atual gestão da “Outras Palavras”, as eleições contaram com outras três chapas concorrentes: “Nadando contra a corrente”, “A próxima ação” e “Eu quero é mais”.

Ao todo, 108 alunos, de diferentes cursos, compõem a “Um Novo enredo”, que traz 20 estudantes da gestão anterior. Fora essas pessoas que já faziam parte do Diretório, a atual gestão é composta em sua maioria por calouros, pessoas que se organizavam em CAs e DAs e que se organizavam em fundos de formatura. 

Segundo a aluna de ciência da computação e coordenadora-geral  da chapa “Um novo enredo”, Myreli Cardoso, o principal objetivo da próxima gestão é que o DCE volte a cumprir sua principal função enquanto entidade, ou seja, representar os estudantes da UFJF. “A intenção é resolver pequenos problemas que mudam o cotidiano do estudante na UFJF. Parecem propostas pequenas, mas que fazem a diferença na nossa vida”.

Uma dessas ações visa à volta do uso da certeirinha no formato de cartão, uma vez que as de papel utilizadas atualmente são extremamente frágeis e estragam com facilidade. Ainda falando da carteirinha, Myreli explica que a chapa também tem planos para facilitar o acesso dos estudantes ao selinho que dá direito a meia entrada. “Como o DCE não fica constantemente aberto, a proposta é fazer com que os selos sejam distribuídos nas unidades, através de uma articulação com CAs e DAs”. Essa proposta veio em resposta às críticas de que a sede do Diretório é encontrada muitas vezes fechada, dificultando o acesso do estudante ao selo.

Sede do DCE da Universidade Federal de Juiz de Fora Foto: Luíza Medeiros

Oferecer Wireless no campus também está na lista de prioridades da nova gestão. Myreli compara a UFJF com outras instituições e ressalta que, universidades menores já oferecem essa facilidade aos seus alunos. A internet sem fio liberada em toda a extensão da universidade, além proporcionar mais comodidade aos estudantes, também vai contribuir para desafogar os infocentros.  Essas melhorias no dia a dia do aluno são fundamentais, disse a coordenadora-geral, que afirma que “é isso que o estudante está precisando: ele quer saber o que o DCE pode fazer por ele enquanto estiver nesse período que passa dentro da universidade”.

Questionada sobre a filiação de membros do DCE a partidos políticos, Myreli lembra que apenas dois dos 108 alunos que compõem a chapa estão nessa situação e afirma que não são vistos problemas quanto a isso. “O que não podemos deixar acontecer é achar que o DCE vai ser uma ramificação do partido”. Ainda sobre o assunto, ela fala sobre essa questão da política externa do Diretório: “é preciso resolver os pequenos problemas, arrumar a casa primeiro, para depois pensar em uma política externa. O DCE tem que estar mais voltado para a UFJF do que para uma política fora do Campus”.

Outro foco da atual gestão será melhorar a comunicação entre o DCE e os alunos da UFJF. Como não há condições de fazer materiais impressos para ser entregues aos estudantes com freqüência, a alternativa será investir nos meios de comunicação virtuais.  “É importante ter um site, um blog, um twitter, entre outros, para que o DCE possa se comunicar com os alunos com maior rapidez. Por exemplo, quando o DCE for em uma reunião de Consul, no dia seguinte já poderá estar disponível para todos os alunos o que foi decidido nessa reunião”.

Escute aqui, na íntegra, a entrevista com a Coordenadora-geral da chapa eleita, Myreli Cardoso

Responsável por representar os interesses de mais de 15 mil alunos perante a administração superior da UFJF, além de realizar mobilizações ligadas ao movimento estudantil em geral, o DCE é organizado em cargos. Além da diretoria (confira no quadro abaixo), os demais membros são divididos em funções de seu interesse e facilidade a partir de um Seminário de Gestão, em que todos devem estar presentes.

Diretoria da chapa eleita, "Um Novo Enredo" Por Luíza Medeiros

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s