Plantas medicinais serão utilizadas na rede pública de saúde em JF

O bálsamo é uma das plantas que serão utilizadas no SUS

Por José Roberto Castro

A Prefeitura de Juiz de Fora recebeu R$144 mil para reformar e equipar seu laboratório de manipulação plantas fitoterápicas, para uso medicinal. O dinheiro veio da Secretaria Estadual de Saúde e faz parte de um projeto piloto implantado em todo o país que visa a utilização de medicamentos feitos a base de plantas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os primeiros pacientes devem começar a receber os remédios fitoterápicos em março de 2011 nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Furtado de Menezes, Vila Olavo Costa, Borboleta, São Benedito e Nossa Senhora Aparecida. Segundo a coordenadora do Departamento de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria de Saúde da cidade, Nélida Ayub, o objetivo é que, no futuro, todos os usuários do SUS tenham acesso ao tratamento.
No total, serão utilizados medicamentos feitos a base de 11 plantas medicinais. A ideia é que, pelo menos sete delas, sejam produzidas na cidade. A produção em Juiz de Fora, reduziria o custo dos medicamentos e serviria de incentivo aos agricultores. As outras quatro plantas autorizadas pelo Ministério da Saúde não são produzidas no Brasil.
Alecrim, bálsamo, capim cidreira e outras plantas que a sabedoria popular e o tempo se encarregaram de classificar como medicinais. Hoje, elas são temas de estudos. Cada vez mais os pesquisadores querem saber até onde a fitoterapia é real e até onde ela não passa de um mito.
Nélida explica que, paralelamente ao projeto, será desenvolvido um trabalho de conscientização dos pacientes contra a auto-medicação. O uso indiscriminado de chás e outros medicamentos fitoterápicos pode causar efeitos colaterais. Ela lembra que as 11 plantas utilizadas no projeto foram testadas pelo Ministério da Saúde e só serão disponibilizadas com prescrição médica.

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s