Você também quer ser um Jovem Empreendedor?

Por Giovana Matias e Pedro Henrique Carpanês         

              Há um tempo, citamos aqui no Juiz de Fora On Line a preocupação do jovem com o mercado de trabalho . Muitos sonham em ter um patrão legal e sem aquele estereótipo do mal humorado. Mas existem aqueles que já querem começar como chefes. Com uma idéia na cabeça e muita força de vontade, sozinhos ou com amigos, alguns montam suas microempresas e assumem todos os riscos.

            Esse é o caso dos estudantes Luis Felipe Saleh e Daniel Couto. Amigos de faculdade e colegas de trabalho, eles

Luis Felipe Saleh e Daniel Couto de amigos a sócios.

 resolveram unir a vontade de trabalhar na mesma área e fundaram a Bravo Filmes.

            “A empresa ainda é pequena. Somos apenas eu e o Daniel. Fazemos de tudo um pouco. Isso por um lado é cansativo, mas por outro não temos que nos remeter a ninguém. Se algo sair errado, lógico que somos os responsáveis diretos, mas se der certo, o reconhecimento é todo nosso” diz Luiz Felipe. E é essa a mentalidade de outros tantos que montam seu próprio negócio.

Assista um trecho da entrevista de Luiz Felipe abaixo.

       

Hoje em dia, ser um empreendedor antes dos 30 anos, é mais fácil do que parece.

     Hoje o Brasil é o terceiro país do mundo em números de jovens empreendedores, segundo o Sebrae. Isso representa 3,85 milhões de jovens, que resolveram não ter patrão e abriram seu próprio negócio nos últimos quatro anos.

            Para quem acha, que estamos falando só de jovens adultos, da faixa dos 30 aos 40, está enganado. 25% desses mais de três milhões são de pessoas entre 18 e 24 anos.

            Nessa atmosfera empresarial existem dois tipos de empreendedores: um que precisa abrir a empresa por necessidade, devido à alta competitividade do mercado de trabalho, que atrapalha na busca de um bom emprego; e o outro que tem visão de futuro, e enxerga a possibilidade de abrir uma nova empresa com um bom negócio, que renda mais.

Ter visão de futuro é a pedida da maioria, pois apenas um de cada três jovens empreendedores escolhe virar patrão por necessidade. Para auxiliar os novos empresários o Sebrae promove cursos direcionados para esse público. O objetivo é proporcionar aos participantes uma noção das etapas do processo empreendedor, das características e do comportamento dele. Além de criar uma auto-avaliação quanto ao seu próprio potencial para empresa.

 

Como criar uma empresa?

 

                Para você que já tem a idéia na cabeça, mas ainda não sabe como abrir sua empresa, é fácil. O Governo Federal criou uma nova modalidade de empresa. O Microempreendedor Individual é uma forma mais simples e serve para regularizar a vida de muito micronegócio por ai. Para se enquadrar nessa modalidade, a receita anual não pode passar de 36 mil reais.

              Luiz Carvalho, um dos responsáveis pelo Sebrae Minas, vê essa nova possibilidade como fonte inesgotável de recursos, tanto econômicos para o país, como de serviços para a população. “Isso incentiva que várias empresas

Para ser um jovem empreendedor, não basta só ter boas ideias. O importante é colocá-las em prática.

 saiam da ilegalidade e ganhem voz. Permite também que novos empreendedores tenham a oportunidade de abrir seus negócios com custos baixos e a segurança de uma grande empresa” afirma Luiz.

Escute a entrevista completa com Luiz Carvalho. Basta clicar aqui.

            O Brasil é um país em ritmo acelerado de crescimento. Alguns setores, principalmente os envolvidos com novas tecnologias e prestação de serviços – como é o caso do Luiz Felipe e do Daniel lá em cima na matéria – andam em larga expansão. Mercado de trabalho e atuação para essas novas empresas é o que não está faltando. O desemprego caiu nesse último ano (já falamos desse assunto também aqui no Juiz de Fora On Line), e o volume de exportação cresceu.

            Mas aqui! Se você não quer ser apenas mais um nas filas de entrevistas para empresas, e pretende seguir seu caminho com suas idéias, quem sabe seu futuro não é abrir uma empresa própria?! Uma dica importante: fazer uma avaliação de mercado e persistir no seu objetivo, fazem parte do início até a glória do seu negócio.

Deixe um comentário

Arquivado em Especiais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s