As novidades no universo dos DJs

Por Isabel Miranda e Luíza Medeiros

Com a necessidade de diferenciação e todas as possibilidades oferecidas pela tecnologia, o que não faltam são Djs inovadores e que transformam seus Lives em verdadeiros shows. Mistura de estilos musicais, interação com o público e abuso de recursos visuais são elementos cada vez mais presentes nessas apresentações.

O renomado Fatboy slim é um dos que não abrem mão dos telões em suas apresentações

O DJ canadense Richie Hawtin encontrou uma forma de postar automaticamente no twitter o nome de todas as músicas que toca durante seu show. Ele também foi o responsável por desenvolver um aplicativo para Iphone com o qual o público pode interagir.

Outro exemplo de interatividade é o francês Joachim Garraud, produtor francês que mistura cenas de filmes virais da internet e trechos de DVDs de shows clássicos com a batida eletrônica. Grandes nomes como o holandês Tiesto e o britânico Fatboy Slim, também usam telões como elementos fundamentais em suas apresentações.          

Quando se fala em mistura musical, um nome que está ganhando espaço no Brasil é o Crossover. O grupo se destaca por trabalhar com a junção de dois estilos: música clássica e eletrônica. 

Como tudo começou

Uma van com caixas de som embutidas que tocavam músicas de fundo em eventos esportivos nas escolas de Boston nos Estados Unidos. Esse foi o pontapé inicial para o que hoje se tornou uma atividade profissional cada vez mais valorizada no cenário musical.

Ron Giggins ao lado daquela que foi a primeira cabine de DJ, a Diggola

A ideia surgiu em 1947 de um engenheiro de rádio chamado Ron Giggins. Com o sucesso, ele passou a tocar também em festas e montou um equipamento com luzinhas piscantes e dois toca-discos: a Diggola. O repertório? Valsa e dança de salão.

Na década de 50, os jamaicanos criaram os sound systems, ou seja, caminhões com geradores, enormes caixas de som e toca-discos que eram levados para as ruas e animavam as festas.

Vinte anos depois foram lançados os toca-discos com alta qualidade e surgiram as discotecas. A Era Disco estava começando e, pela primeira vez, a figura dos DJs residentes dos clubes começavam a aparecer.

1 comentário

Arquivado em Especiais

Uma resposta para “As novidades no universo dos DJs

  1. Pingback: As várias faces do DJ « Juiz de Fora Online

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s