ESPECIAL: A febre dos concursos públicos

Buscando estabilidade e bons salários, cada vez mais pessoas disputam vagas no serviço público; em Juiz de Fora, cursinhos preparatórios estão lotados

Por Mariana do Amaral Antunes e Thais Pires

Para William Douglas, o 'guru' dos concursos públicos: "Você não faz para passar, mas faz até passar"

Sabe aquele famoso “QI”, o “quem indica” conhecido dos brasileiros? Antes da Constituição Federal de 1988, a entrada no serviço público era feita dessa forma, sem concursos, por meio de indicação. No início da década de 1990, porém, essa regalia para poucos começava a chegar ao fim. O acesso aos cargos públicos passou a exigir que a pessoa passasse por processos seletivos, que hoje – vinte anos depois -, estão cada vez mais rigorosos e concorridos.


Segundo um levantamento da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), entre os anos de 2003 e 2009, houve um crescimento de 26% no números de funcionários somente no executivo federal. O recrutamento através dos concursos permitiu um aumento de 57 mil servidores neste período.

E não é só na esfera federal que acontece o aumento: visando atuar dentro da lei e fazer do recrutamento um processo justo, empresas e entidades públicas vêm aderindo aos processos seletivos e abrindo vagas nos mais variados setores de atuação.

Acompanhando esse ritmo, é cada vez maior o número de pessoas que enfrentam uma maratona de estudos em busca do tão sonhado emprego público, sinônimo de estabilidade, bons salários e curta jornada de trabalho com relação à iniciativa privada.

Em Juiz de Fora não é diferente. A quantidade dos chamados “concurseiros” só aumenta, e também a procura por cursinhos preparatórios, que aproveitam a boa fase para faturar.  Atualmente na cidade são quinze que oferecem preparação para concursos. As salas estão repletas de candidatos, que investem tempo e dinheiro em busca de uma aprovação.
Leia também:


Deixe um comentário

Arquivado em Especiais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s