O que é Virtual Studio Technology?

Por Lucilia Bortone e Thiago Menini

O nome VST foi criado pela empresa Steinberg, e são os programas de efeitos que podem ser controlados em tempo real como reverbs, delays entre outros, não sendo necessariamente um instrumento de síntese sonora.

Já os VSTis são os programas que simulam instrumentos, seja a partir de uma programação computacional sintetizada, ou pela amostra de sons de instrumentos reais gravados (os samples) e posteriormente organizados em forma de um programa de computador. Confira como foi feito um VSTi de bateria a partir de amostras sonoras de instrumentos reais.

Informações mais detalhadas você encontra no trabalho monográfico do aluno Rogério Rosendo Lopes da Faculdade Anhangera em Belo Horizonte e no artigo de Sergio Izecksohn.

Qual você prefere, original ou VSTi?

Em 1934 o inventor e engenheiro Laurens Hammond criou o órgão eletro-mecânico Hammond. Este órgão começou sendo vendido para as igrejas como uma alternativa aos órgãos de tubo e posteriormente passou a ser usado por músicos de jazz, blues e nos anos 70 pelos roqueiros. A empresa alemã Native Instruments criou um VSTi para simular o órgão original. Este software chama-se B4 II.

Compare o som de um órgão original e do sintetizado por programação de computador.

Outro deles é o sintetizador Minimoog, criado por Robert Moog, um engenheiro que trabalha na área de síntese na década de 70. O seu similar criado por computação é fabricado pela empresa francesa Arturia e possui o nome de Minimoog V. Assista ao vídeo e veja a diferença do som do real e do computadorizado.

Confira algumas peças sinfônicas produzidas com VSTis. Todas estas peças não necessitaram de um músico sequer para realizar a gravação.

Parte 1 – Os sons virtuais

Parte 3 – O novo lugar do músico

1 comentário

Arquivado em Especiais

Uma resposta para “O que é Virtual Studio Technology?

  1. Pingback: O novo lugar do músico « Juiz de Fora Online

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s