Ciência e Tecnologia: O passaporte para o Desenvolvimento

por Igor Simões

A Semana do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF teve início no último dia 18 de outubro com o professor Doutor da Unicamp, Oswaldo Luiz Alves, que ministrou a palestra de abertura abordando novas diretrizes para o mercado nacional e internacional. Dentro das novas tendências foi citada a pesquisa acadêmica, que aliada ao setor privado será essencial.

O professor Oswaldo Luiz afirma que o Brasil está no caminho certo e cita o grande desafio: “Já temos um sistema robusto de Pós-Graduação e outro de ciência e tecnologia bastante diversificado, que contribui com 2% da produção científica internacional. O que falta é aplicar no setor produtivo o conhecimento acadêmico, para assim gerarmos empregos qualificados”. Foi constatado que o baixo índice de pesquisas ligadas ao desenvolvimento do mercado reduziu o interesse e o investimento das empresas nos últimas décadas. A probabilidade é que o incentivo privado já ultrapasse os financiamentos públicos nos próximos anos.

Professor Oswaldo Luiz Alves, da Unicamp

O diálogo gerado por esses dois setores proporcionará um crescimento acelerado da economia e tecnologias avançadas chegarão ao consumidor com mais velocidade. O professor Rubens de Oliveira, diretor do ICE da UFJF e organizador da Semana, frisa a importância do evento que tem por objetivo situar e determinar os novos rumos a serem traçados tanto para os pesquisadores e, principalmente, para os alunos. Rubens ainda destaca as diversas atividades da Semana do ICE, “são cinco semanas que ocorrem simultaneamente. Assim podemos atrair vários públicos, proporcionando conhecimento e interesse para alunos que vão desde a pós-graduação até alunos do ensino médio”. A 14ª Semana do ICE foi composta pelas semanas de Computação, Estatística, Física, Matemática e Química. Foi a primeira vez que foram recolhidos alimentos como forma de inscrição e com isso aumentar a participação dos alunos. A iniciativa foi uma maneira de ajudar instituições de caridade de Juiz de Fora.


Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s