Festival Primeiro Plano 2010 publica seleção dos competidores

Por Sara Nogueira

O Primeiro Plano – Festival de Cinemas de Juiz de Fora e Mercocidades, publicou a l ista dos selecionados para as mostras competitivas. Dos 191 inscritos, 23 curtas foram escolhidos para a Mostra Competitiva Nacional e 24 para a Mostra Competitiva Regional. Dentre os filmes selecionados estão documentários, experimentações, animações, comédias e dramas.

Aleques Eiterer, um dos organizadores do Festival Primeiro Plano

De acordo com um dos organizadores do evento, Aleques Eiterer a criatividade e a qualidade técnica chamaram muita atenção. “Filmes bem simples também foram selecionados. Para nós, o mais importante é a inovação da linguagem do que a questão puramente técnica. As escolhas foram desde filmes que não foram feitos em películas, ou que não tiveram uma finalização perfeita, mas que tem ali o cerne da criatividade.”

Aleques Eiterer acrescenta que o Festival Primeiro Plano contribui para a formação cultural de Juiz de Fora. “Acredito que o cinema transforma as pessoas. Este é um festival que faz as pessoas trabalhar e que ajuda na formação de futuros grandes profissionais.”

Para a Competitiva Nacional, há a premiação para os melhores filmes, direção, roteiro, montagem, fotografia, concepção sonora, trilha musical, ator e atriz. Já na Competitiva Regional, o vencedor terá o incentivo Primeiro Plano, que consiste na escolha do melhor vídeo por um corpo de jurados. A equipe premiada terá a oportunidade de fazer um filme junto com a produção do festival.

Segundo o organizador, além dos prêmios da organização, o festival terá o prêmio do público, tanto para a Competitiva Nacional quanto Regional. “Este ano temos duas novidades. A participação dos júris jovens: três alunos de diferentes universidades de Juiz de Fora irão premiar o melhor filme. O festival também terá mostras de filmes infantis em que as crianças também vão poder votar e escolher o melhor filme.”

As exibições dos curtas serão gratuitas, no Cinearte Palace, e acontecem entre os dias 16 a 21 de Novembro. A abertura terá a exibição do filme “O Edifício”, dirigido por Victor Zaiden.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura e Arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s