Clima de Natal chega às ruas de Juiz de Fora

Comércio já se prepara e começam as vendas antecipadas

por Marina Alvarenga Botelho

Comércio se prepara para o Natal

O mês de dezembro mal chegou e já trouxe o clima natalino. Por toda a cidade o consumidor encontra os mais diversificados enfeites de  Natal. Ainda faltam quase dois meses para a grande festa, mas muita gente já está comprando os famosos pinheiros, pisca-piscas e, é claro, os presentes do Papai Noel.

O presidente do Sindicomércio de Juiz de Fora, Emerson Beloti, aponta que a maioria dos consumidores acaba deixando as compras para última hora. Mas ainda há quem prefira se adiantar. É o caso da estudante de medicina Caroline Couto, que já pesquisa preços para comprar presentes de Natal. “Sou de cidade pequena e só moro em Juiz de Fora durante o ano letivo. Os preços aqui geralmente são mais baixos que na minha cidade, além de ter maior variedade. Então para mim é uma grande vantagem começar a comprar desde agora”.

O Natal é a data mais rentável para o comércio e a que mais movimenta inúmeros setores da economia. Para esse ano, fatores como desemprego em queda, aumento da renda média do trabalhador, e a maior consciência e acessibilidade do consumidor em relação a prazos e formas de pagamento caminham para um grande otimismo nas vendas natalinas.

Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) afirmam que os brasileiros, antes de fazerem novas dívidas, têm o hábito de quitar as antigas. Com a possibilidade de adiantar o 13º salário em 2010, para diversas pessoas essas quitações aconteceram mais rapidamente, de forma que os consumidores já estão livres para as compras natalinas desde já.

Em Juiz de Fora, o Sindicomércio fez uma pesquisa sobre os preparativos para as vendas e serviços de Natal, divulgada em meados de novembro. Fique de olho através do site http://www.sindicomerciojf.com.br/.

Outros tipos de vendas

Por outro lado, um certo tipo de consumidor está crescendo. Muito presente principalmente em grandes centros, as vendas pela internet aumentam cada vez mais. O que antes parecia ser motivo de desconfiança dos compradores, hoje já ocupa um merecido espaço no setor de vendas.

Compras pela internet tendem a crescer

A professora Maria de Fátima Morais não tem muito tempo de correr pelas lojas fazendo pesquisa de preço, e para ela, comprar os presentes de Natal pela internet é a solução. “Para mim é muito mais confortável. Além de muitas opções, posso pesquisar nos diversos sites de vendas os preços, e ainda recebo tudo em casa.”. Outra vantagem das compras de internet é a financeira “Alguns sites geralmente fazem grandes promoções em épocas comemorativas e oferecem ótimas formas de pagamento. Às vezes é ainda mais barato que nas ruas”.

Deixe um comentário

Arquivado em Economia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s