Obras no novo prédio do ICH causam transtornos

 

Em funcionamento desde o início do primeiro semestre letivo, o novo prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH) ainda não teve suas obras concluídas. Com a atual estrutura, apenas o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas (BI) tem aulas no local. O novo complexo do ICH está sendo construído através de recursos provenientes da Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). O espaço vai abrigar além da nova modalidade de ensino, os antigos cursos oferecidos pelo Instituto.

Obras inacabadas no novo prédio do ICH

Apesar das novas vagas abertas e do planejamento de uma infraestrutura adequada para os cursos do ICH, os alunos do BI já encontram problemas. A maior parte das reclamações diz respeito às obras inacabadas e à falta de transporte ao local. A acadêmica Juliane Souza diz que o barulho é grande e ressalta que nem todos os recursos do prédio podem ser usufruidos. “Nós ainda estamos em fase de teste. Enquanto os outros prédios não ficarem prontos, o barulho e a poeira ainda vão tomar conta”, desabafa. Juliane é uma das 190 estudantes do novo curso, que ainda não contam com uma linha de ônibus que sirva ao local. A UFJF dispõe, no momento, de um veículo que cumpre o trajeto DCE – novo ICH, em período de aulas, para auxiliar o deslocamento dos alunos.

Vista do interior do novo prédio

Saturado com o grande número de cursos que dividiam o mesmo prédio, o antigo espaço já necessitava de ampliações e novos anexos. O Pró-Reitor de Infraestrutura da UFJF, Márcio Rezende, explica que as obras do complexo andam em ritmo normal. “O contrato prevê que todos os prédios estejam concluídos até fevereiro de 2011. Por enquanto, apenas o Bloco C está entregue”, esclarece. Ele acrescenta ainda que os novos prédios, correspondentes aos blocos A e B terão anfiteatro e área de convivência. Sobre o trajeto, Márcio argumenta que o ônibus especial da UFJF atende a toda à demanda necessária, enquanto o acesso aos ônibus urbanos está em construção.

 

O Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas é um curso no qual os alunos passam por dois ciclos de aprendizados. No primeiro deles, após dois anos e meio de curso, tornam-se graduados em Ciências Humanas. Após este período, o aluno pode ingressar numa nova fase do programa, escolhendo um dos quatro cursos possíveis: Ciências Sociais, Filosofia, Turismo ou Ciência da Religião.

O diretor do Instituto de Ciências Humanas, Eduardo Condé, defende o Bacharelado Interdisciplinar (BI) como uma oportunidade de melhor formação crítica do aluno. “Trata-se de um amadurecimento intelectual. Para a escolha da profissão, é necessária uma formação cultural mais ampla”, explica. O professor destaca ainda que o primeiro ciclo do Bacharelado tem diploma validado como qualquer outro curso superior.

Você confere outras informações sobre o curso e as novas instalações aqui.

Ludimilla Fonseca

 



Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s