Oportunidades de trabalho temporário na Páscoa crescem 10% por ano

Por Talitha Évely

A Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e Trabalho Temporário (Asserttem) realizou em 2010 um levantamento sobre o setor de empregos temporários. O resultado da pesquisa apontou um crescimento de 10,7% nas oportunidades oferecidas, se comparadas ao ano de 2009.  As vagas criadas durante o período de datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães e Natal passaram de 220,5 mil em 2009 para 244 mil em 2010. O maior destaque quanto a números de oportunidades é a Páscoa, presentando 63,3 mil vagas.

Indústria da Páscoa movimenta a venda de peixes, como o bacalhau

Para Bianca Andrade, gerente de uma das maiores redes de supermercados de Juiz de Fora, em 2011 as vendas prometem crescer a todo o vapor. “A Páscoa é uma das épocas mais lucrativas para o setor de alimentos. Durante este período, aumentam não só as vendas de produtos feitos com chocolate, mas também de bebidas e peixes, como o tradicional bacalhau. Esperamos em 2011 um crescimento de 10% a 15% em relação ao ano anterior, mesmo com a alta de 10% no preço que o chocolate teve este ano”, comenta.

Em relação à contratação temporária de trabalhadores, Bianca ressalta a importância desta mão-de-obra para o comércio: “Neste ano, a rede pretende fortalecer a contratação de promotores, que serão responsáveis por promover os produtos e destacar o diferencial de cada um. Assim, o cliente pode escolher o produto que melhor se encaixa com o seu gosto”.

O economista Diego Alvim comenta também sobre o alto índice de contratações neste período: “O setor de empregos é o primeiro a ser afetado, uma vez que as empresas precisam cumprir o planejamento de fabricação de seus produtos para atender a alta demanda de uma determinada época. Para a Páscoa de 2011, a maioria das contratações, que devem superar em 10% as do ano passado, começou por volta de novembro e dezembro do ano anterior. Outro impacto é referente à inflação dos produtos, uma vez que a demanda aumenta consideravelmente. O maior poder aquisitivo dos brasileiros, comprovado pela maior importância das classes C e D, também contribui para este aumento de preços.”

Diferenciação é a alma do negócio

Paralela à venda de ovos de Páscoa e chocolates por supermercados, cresce a produção de chocolates caseiros por quem deseja utilizar a época como fonte de receita extra na renda familiar. “Em épocas como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados, minha renda mensal aumenta em até 50%, o que faz uma grande diferença na hora de juntar o papel e lápis e somar as despesas”, diz a autônoma Wânia Andrade, que trabalha com a produção de doces e chocolates caseiros há quatro anos.

Ovos de diferentes formatos e sabores chamam a atenção dos compradores

A gerente Bianca Andrade afirma que o diferente é o que mais chama a atenção dos consumidores: “Hoje, vemos nos supermercados ovos de diferentes formatos e sabores: redondos, quadrados, com brindes de bonecos, carrinhos, canetas. Como as crianças são os clientes mais exigentes com suas surpresas, as grandes marcas não pararam no tempo e continuam inovando e surpreendendo a cada ano. Muitos consumidores compram o produto não pelo sabor ou marca, mas sim pela surpresa que há dentro da embalagem.” Para Wânia Andrade, criatividade é algo indispensável na produção dos ovos: “Além dos gostos de cada cliente, é importante que a criatividade esteja aflorada nestes períodos, pois, além de outras empresas especializadas em chocolate em Juiz de Fora, há as gigantes das marcas de chocolate, e ganhar o consumidor não é uma tarefa fácil. É necessário inovar, trabalhar com todos os formatos, tipos de chocolate e, principalmente, saber vender de forma customizada o produto para o cliente”, finaliza.

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s