Complexo Esportivo da UFJF garante à população acesso ao esporte

Por Betânia Barros 

Os R$ 16 milhões investidos na construção do novo Complexo Esportivo da UFJF fizeram com que a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) ampliasse os programas de extensão, aperfeiçoando os projetos de incentivo à prática esportiva voltada para a comunidade acadêmica e externa. O número de vagas quadruplicou depois da reforma, o que permite que um número maior de pessoas possam usufruir da nova infraestrutura.

Piscina do Complexo Esportivo da UFJF

Segundo a professora da Faefid, Edna Ribeiro, os projetos de extensão são importantes para garantir à população de Juiz de Fora o acesso ao complexo, e, com o novo espaço, será possível ampliar e melhorar os projetos de extensão na Faefid. “A nossa faculdade agora está qualificada com infraestrutura que nos permite desenvolver com mais qualidade as atividades extensionistas, desde a criança até o idoso. Nós temos condições para dar ao esporte a dimensão social”.

Os programas são ligados à natação, futebol, vôlei, musculação, tênis, basquete, entre outros. A faculdade conta ainda com um projeto de extensão que beneficia a Comunidade Universitária e seus familiares, o “Primeiro Tempo”. Um dos objetivos da iniciativa é oferecer aos alunos, professores, técnicos administrativos e seus familiares, a prática de atividades físicas, de esporte e de lazer, na Faefid. Todas as ações contam com a instrução de estudantes da faculdade. Ao todo, o programa trabalha com 15 bolsistas.

As comunidades mais próximas da universidade são os maiores usuários dos programas. Segundo o estudante Pedro Nogueira, que faz natação na Faefid e mora no bairro São Pedro, o esporte ocupa a maior parte do seu tempo livre. “Vou à Faefid duas vezes por semana para nadar e me distrair. Os bolsistas do projeto são muito legais e nos ensinam a aprimorar nossa natação”.

Os usuários vão de crianças até idosos. Maria Gorete Oliveira é mãe de Matheus Oliveira, de nove anos, que pratica esportes nas dependências da faculdade. Ela leva o filho duas vezes por semana até a Faefid e garante que o esforço vale a pena. “Depois que eu comecei a levar o Matheus para praticar atividades aqui (na Faefid), ele melhorou muito a convivência não só com os pais, mas com os amiguinhos dele. Ele gasta toda sua energia com o futebol e a natação, e, já que moramos em apartamento, esse programa faz com que o Matheus tenha mais espaço e liberdade”.

Mais:

UFJF inaugura maior Complexo Esportivo universitário do país

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s