Novos calouros iniciam as aulas na UFJF

Novos editais de reclassificação da UFJF fazem com que estudantes sejam remanejados para o primeiro semestre e outros convocados pela primeira vez

Por Raquel Morandi

As aulas da UFJF começaram dia 14 de março, mas alguns calouros estão começando a frequentar o Campus só agora. A Universidade Federal de Juiz de Fora já divulgou dois editais de reclassificação.  No primeiro, de 21 de março,191 estudantes foram remanejados para o primeiro semestre  e 393 alunos também foram reclassificados.

É o caso de Rafaela Rossini, 18 anos, remanejada do segundo para o primeiro semestre no primeiro edital. A estudante passou pelo Pism, grupo C, para Medicina. Como era a 18º colocada, em 24 vagas (12 para cada semestre), estava com planos para fazer um intercâmbio na primeira metade do ano. Contudo, Rafaela foi convocada para iniciar as aulas já neste período letivo.  “Levei um susto, já que não esperava começar agora, mas gostei. Porque assim adianto seis meses no meu curso, que é muito longo”. Rafaela começou a frequentar as aulas na segunda semana e não enfrentou dificuldades, pois os professores a orientaram a procurar os alunos que haviam assistido à primeira semana de aulas e pouco conteúdo das matérias já havia sido dado.  “Não tive problemas na adaptação, pois grande parte da sala está na mesma situação que a minha. A turma me acolheu bem e se colocou a minha disposição.”

Rafaela (primeira da esquerda para direita) teve o início das aulas adiantado para o primeiro semestre

Já Paula Esteves, 18 anos, só pôde comemorar a aprovação no vestibular para Arquitetura e Urbanismo com a divulgação dos editais. No edital  de reclassificação divulgado pela UFJF em 30 de março, 140 estudantes conseguiram ingresso na UFJF e  mais 12 alunos tiveram antecipação de matrículas para o primeiro semestre. A jovem já era a sétima excendente quando foi reclassificada no segundo edital. Paula prestou o primeiro vestibular para Direito, pois não havia passado na prova de habilidade específica para Arquitetura e Urbanismo. E agora, na segunda vez em que tentou ingressar na UFJF, conseguiu a aprovação no curso que queria. “Como não havia passado de novo, comecei a fazer faculdade particular de Direito, mas não estava gostando. Fiquei surpresa com a reclassificação, pois achei que era muita gente para desistir e não estava esperando” . Enquanto aguarda sua vez de iniciar as aulas de Arquitetura no segundo semestre letivo de 2011, Paula vai tirar carteira de motorista e trabalhar.

Informações sobre os editais publicados e novas reclassificações no site www.ufjf.br/cdara

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s