Projeto Nova Juiz de Fora: horários de realização das obras e infrações dos motoristas contribuem para transtornos no trânsito

Por Erik Chaves

Na última eleição para prefeito de Juiz de Fora, o trânsito foi um dos principais temas discutidos entre os candidatos. O prefeito eleito, Custódio Mattos, criou um programa chamado “Nova Juiz de Fora”, com o objetivo de melhorar o tráfego de automóveis. A prefeitura iniciou obras viárias e de urbanização, atendendo 182 ruas, em 46 bairros de todas as regiões do município. Porém, o projeto feito para agradar os juizforanos vem causando transtornos na cidade. “Não vejo a hora de todas as obras acabarem e o trânsito voltar ao normal”, revelou o taxista Ricardo Siqueira.

Obras atrapalham o trânsito em JF

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo de Juiz de Fora (Sinttro), Paulo Avezani, relata os principais problemas enfrentados pelos motoristas: “Está muito complicado dirigir nos horários de pico. As principais avenidas estão sempre engarrafadas e, até hoje, falta sinalização em algumas ruas, o que torna o trânsito ainda mais confuso”, afirmou.  De acordo com Paulo Avezani, o modo de diminuir o congestionamento nesta época de reformas é o investimento no transporte coletivo. “É necessário melhorar as condições, o conforto e o número de ônibus. Com isso, as pessoas passariam a privilegiar o transporte coletivo e, consequentemente, o fluxo de veículos na cidade diminuiria consideravelmente”, concluiu.

Engarrafamentos nos horários de pico se tornaram rotina na vida dos juizforanos

Para o estudante de Engenharia Civil da UFJF, Thiago Moreira, o horário da realização das obras é um dos fatores que aumentam o caos no trânsito: “Está cada vez mais complicado ir para a faculdade através da Avenida Independência. Acho que os problemas seriam menores se a reforma fosse realizada no período noturno, em feriados e em finais de semana”, declarou. A assessora de comunicação da Secretaria de Obras da prefeitura, Cláudia Pires, enumerou três motivos para as obras serem realizadas durante o dia: “Além do barulho perturbar o descanso dos moradores à noite, a qualidade técnica é pior e o custo é maior, pois é necessário pagar hora extra para os funcionários”. Já o comerciante João Guimarães acredita que o motivo seja outro: “Na minha opinião, o pretexto é demonstrar para a população que a prefeitura está trabalhando”, afirmou.

No entanto, nem todo mundo acha que o caos no trânsito da cidade seja culpa dos transtornos ocasionados pelo projeto Nova Juiz de Fora. “A pressa faz muitas vezes os motoristas esquecerem regras básicas de educação no trânsito, o que o torna tumultuado. Os cruzamentos fechados, carros parados em cima da faixa de pedestres ou atravessados no meio da pista são cenas de desrespeito facilmente constatadas”, falou o aposentado Osvaldo Rezende. O especialista em trânsito, José Ricardo Daibert, concorda que a individualidade no trânsito é um dos principais problemas. “Na ilusão de que alguns segundos podem fazer diferença, os motoristas interrompem as passagens dos veículos, dificultam o fluxo e causam engarrafamentos. Iniciativas egoístas que comprometem a coletividade”, declarou. Segundo ele, “isto é um problema cultural, mas que pode ser resolvido com uma política de prevenção e fiscalização eficiente”.

1 comentário

Arquivado em Cotidiano

Uma resposta para “Projeto Nova Juiz de Fora: horários de realização das obras e infrações dos motoristas contribuem para transtornos no trânsito

  1. Pobre Juiz de Fora! Um verdadeiro caos!!! É a velha cidade inventando uma nova!!! Parabéns àqueles que a transformam nisso que estamos vendo: Alagada, quebrada sem empregos, saúde péssima, moradia idem, professores com baixos salários, e muito maisssssssssssss!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s