Tecnologia muda hábitos de leitura

Por Betânia Barros

Nos últimos anos, o computador se tornou não só uma importante ferramenta de trabalho, mas também opção de lazer, principalmente agora com a chegada dos tablets. Com o avanço da tecnologia, ler um livro de papel tornou-se menos comum entre jovens e adultos. Por meio de versões online de jornais, revistas e livros, a leitura de arquivos digitais está facilitada e existem pessoas que já abriram mão do papel.

Para a estudante Letícia Pires, ler no computador tornou-se um hábito. “Ler no computador virou mais hábito do que vontade

Grandes jornais disponibilizam versões especiais para iPads

mesmo. É mais fácil e prático, junto com as outras atividades que tenho que fazer no computador.” Letícia ainda complementa que além de ler, escrever no computador é mais fácil. “Gosto de escrever no computador muito mais do que no papel. É mais fácil, mais rápido e quando erro, é só apertar um botão.”

Na contramão da facilidade, há quem prefira ter o papel à mão. O economista Humberto Silva diz que se sente mal ao ler no computador. “Os livros e jornais tradicionais são bem melhores, além de não prejudicarem a visão. Fico com dor de cabeça se fico muito tempo no computador.”

Estudo diz que leitura em iPads é mais prazerosa

Um estudo divulgado em junho do ano passado constatou que a leitura em iPads, um dos tipos de tablets, fabricado pela Apple, apesar de mais demorada, é a mais prazerosa. Foram pesquisados quatro dispositivos: papel, iPad, Kindle – um leitor de textos do tipo e-reader – e computador.

No entanto, alguns entrevistados disseram, dentre outras coisas, que não gostaram do peso do iPad e sentiram falta de paginação real. Segundo os pesquisados, o livro em papel foi o mais relaxante de todos, e o computador, o menos, por lembrá-los do trabalho. Vários quesitos foram avaliados, com pontuação atribuída para cada uma das especificações. No total, em uma possibilidade de 1 a 7, o iPad levou vantagem apertada, conseguindo a nota de 5,8 contra 5,6 dos livros.  O maior abismo apareceu em comparação com o computador, que recebeu a pior nota; 3,6.

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s