Vereador Isauro Calais, do PMN, é pré-candidato à PJF

Além do vereador, outros nomes como Margarida Salomão, Júlio Delgado e Wadson Ribeiro ganham espaço no cenário juizforano

Por Valentim Júnior

As eleições municipais acontecem apenas em 2012, mas as articulações partidárias e os possíveis candidatos já começam a aparecer no cenário local. No início de abril, o vereador Isauro Calais (PMN) divulgou sua entrada na disputa pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no próximo ano. “O partido quer que eu seja candidato. Há um entendimento estadual para que a legenda lance candidatura própria em todas as cidades possíveis da Zona da Mata e também nos principais municípios do estado”, relatou Isauro. Essa postura adotada pelo PMN reflete sua procura por espaço entre os grandes partidos do cenário mineiro. “Eu vou coordenar esse processo de valorização da nossa sigla na Zona da Mata. Queremos ser personagens na eleição de 2012”, destaca o vereador de Juiz de Fora.

O nome de Isauro é bem aceito pelo PMN, já que, nas eleições para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais do ano passado, o candidato recebeu cerca de 25 mil votos em Juiz de Fora e por pouco não foi eleito, ocupando a primeira vaga de suplente da coligação do partido. Além disso, o político foi presidente da Câmara dos Vereadores de Juiz de Fora por dois mandatos e, em 2009, chegou a ser líder do Governo. Atualmente, figura na bancada oposicionista à atual gestão do Prefeito Custódio Mattos (PSDB).

No entanto, o pré-candidato à PJF confirma que quer dialogar com todos. “Temos que conversar com as pessoas, com quem gosta de Juiz de Fora. Sou oposição por questões administrativas, porque acho que muita coisa está na contramão da história. Mas, apesar de ver erros, vejo acertos também”, finaliza.

Outros possíveis candidatos

Além de Isauro Calais, outros nomes figuram na disputa eleitoral de 2012. Além da possível reeleição de Custódio Mattos (PSDB), a petista Margarida Salomão, Júlio Delgado (PSB), e Wadson Ribeiro (PCdoB) são políticos fortes que também podem entrar na disputa. Os três foram os candidatos a Deputado Federal mais votados no município em 2010.

Além de ter disputado o segundo turno pela PJF em 2008, Margarida Salomão foi a candidata a Deputada Federal mais votada na história de Juiz de Fora. No entanto, mesmo recebendo mais de 66 mil votos, não conseguiu se eleger, ficando na primeira suplência da coligação do PT.

Já Júlio Delgado (PSB) foi, mais uma vez, eleito Deputado Federal, tendo recebido em JF mais de 34 mil votos. Além de figurar no cenário político brasileiro há alguns anos, Júlio é filho do ex-prefeito Tarcísio Delgado, que dirigiu a cidade por três mandatos.

Wadson Ribeiro (PCdoB) também esteve entre os mais votados na cidade para Deputado Federal, recebendo mais de 20 mil votos, apesar de não ter sido eleito. Wadson, além de jovem na política, tem se destacado pela atuação na área esportiva, ganhando espaço no cenário político local.

Outro nome que tem sido cotado nos bastidores políticos é o do Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Henrique Duque. Embora não seja concreta esta possibilidade, dirigir a instituição mostrou ser um trampolim para a vida política na cidade, tendo em vista a projeção que a petista Margarida Salomão ganhou após sua gestão frente à Reitoria.

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s