Políticos veem mídias sociais influenciarem na gestão

Por Jani de Souza

Que as mídias sociais têm sido um bom instrumento para o marketing de guerrilha, ninguém pode negar. Muitas empresas usam Orkut, Facebook e Twitter, por exemplo, para divulgarem sua marca, sua ideia. Porém, não são só empresas que andam usufruindo da popularidade que esse tipo de mídia tem. Políticos e prefeituras também usam a rede para fazer suas ações. Contudo, o que vem para o bem, também pode vir para o mal. O que as empresas e, principalmente, as prefeituras fazem quando recebem críticas negativas?

O assessor politico, Luiz Gustavo Fernandes, explica que nessas horas o mais importante é avaliar o que está em questão e procurar dar uma resposta às críticas o mais rápido possível. Ele ressalta que o importante é não deixar que vire uma onda de reclamações. “Inicialmente, não podemos deixar que essa reclamação se espalhe, então a resposta imediata é necessária. Nem que seja um simples: vamos tentar resolver”, ressalta o assessor.

Há quem diga, porém, que essas reclamações acabam dando em nada, e que, na verdade, as mídias sociais são um modo de enrolar o cidadão. A vendedora Alice Moura disse que reclamou sobre um buraco na rua da sua casa via Twitter, e nada foi feito. Mesmo depois de dois meses, a rua continua esburacada. “Já reclamei por Twitter. Na hora, até me deram atenção, mas depois nada. Esperei entrarem em contato comigo, mas eles não fizeram isso. Me senti enganada”, reclamou Alice.

Apesar do avanço tecnologico, ainda existem os que acreditam que o meio mais eficiente para fazer reclamações é o rádio. Ele tem sido o aliado da população e, muitas vezes, é sinal de dor de cabeça para os assessores de prefeituras. “O rádio é mais difícil de se controlar, nem sempre dá para oferecer uma resposta imediata. Quando o assunto se torna uma onda é mais fácil dar uma resposta, já que o assunto chega de imediato aos nossos ouvidos”, ressaltou Luiz Gustavo.

Seguem abaixo alguns endereços de Twitter de prefeituras e políticos brasileiros:

Prefeitura de Juiz de Fora: http://twitter.com/#!/SCS2009

Prefeitura de São Paulo: http://twitter.com/#!/prefeituraSP

Prefeitura de Porto Alegre: http://twitter.com/#!/Prefeitura_POA

Plínio Arrudahttp://twitter.com/#!/pliniodearruda

Dilma Rousseffhttp://twitter.com/#!/dilmabr

Aloisio Mercadantehttp://twitter.com/#!/mercadante

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s