Lixo eletrônico é problema ambiental

Por Jani de Souza

Muito se ouve falar sobre o lixo tóxico, mas são poucos os comentários sobre os malefícios do lixo eletrônico. Para começo de conversa, você sabe o que é isso?

É fato que os avanços tecnológicos não param, e esse tipo de lixo continua sendo um grande problema. Já foram pensadas muitas maneiras de amenizar os danos causados por esses produtos ao meio ambiente, mas nada foi suficientemente eficaz. Para o estudante de mecatrônica, André Ferreira, a melhor solução é devolvê-los aos fabricantes. “Parece difícil, mas eles saberão o que fazer com o lixo eletrônico. O importante é não deixar que ele entre em contato com o solo e com a água”, ressaltou André.

Quando o consumidor tiver dúvidas sobre o local apropriado para descartar o produto, deve procurar a loja onde comprou o objeto para que eles tomem as providências necessárias. Porém, se o fabricante não estiver preparado para recebê-lo, o cliente pode seguir essas dicas e descartar seu lixo eletrônico sem prejudicar a natureza.

São muitos os prejuízos que esses materiais químicos podem ocasionar para o meio ambiente. Eles vão desde a contaminação de solos e águas, até a intoxicação de alimentos e pessoas. O estudante de Engenharia Ambiental, Rodrigo Galvão, explica como é o efeito dos materias quimicos na natureza. “Muitos eletrônicos são feitos de chumbo, um elemento químico muito forte. Uma vez no solo, ele pode chegar aos alimentos que foram plantados e colhidos ali. O processo de lavagem não é capaz de tirar o chumbo dos alimentos. Assim, ele vai se acumulando no corpo das pessoas”.

Se você se interessou sobre o assunto, saiba mais informações, clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s