Quaresma divide opiniões sobre as formas de jejum

Por Erik Chaves 

“Quando chega a Quaresma sempre fico na dúvida se pratico ou não a penitência. Tinha o costume de não comer carne nesta época, mas este ano será diferente. Apesar de ter sido batizada e ter feito a primeira comunhão, praticamente não vou à missa. Por isso, acho que não faz sentido seguir as regras estabelecidas pela Igreja Católica. Para mim, o importante é ajudar o próximo e procurar sempre fazer coisas boas”, declarou a estudante da Universo, Gabriela Leão, de 24 anos.

Embora algumas pessoas não realizem o jejum na Quaresma, é possível encontrar diversos fiéis, que seguem à risca os conselhos da Igreja Católica. A aposentada Marieta Neves, de 61 anos, vai à missa, diariamente, no Bairro São Mateus e defende a prática da penitência: “A Quaresma é um período de reflexão, oração e preparação, e o jejum é uma arma fortíssima para a oração. Para mim, realizar a penitência é fundamental para a pessoa ficar bem com ela mesma, além de ser um sinal de fé e respeito com Jesus”. A forma de jejum feita por Marieta é não comer carne em nenhum dia durante a Quaresma e também não tomar refrigerantes. “Eu gosto bastante de guaraná, mas nesta época eu não tomo de forma alguma. Pode parecer fácil, mas, para mim, não é. Por isto, considero um tipo de sacrifício”, contou.

Nada de cigarro, nem de cerveja para Michel durante a Quaresma

O estudante da Universidade Federal de Juiz de Fora, Michel Pereira, de 20 anos, aproveita a época para cuidar da saúde. “Durante a Quaresma eu não bebo e nem fumo. Além de ficar bem espiritualmente, também me torno uma pessoa mais saudável”, afirmou. Já o comerciante Thomas Carvalho, de 53 anos, realiza o jejum durante o ano inteiro. “Não como carne em nenhuma sexta-feira do ano. Acho que, pelo menos na Quaresma, as pessoas deveriam praticar alguma forma de penitência”, disse.

Tempo da Quaresma

Das festanças carnavalescas para a religiosidade da Quarta-feira de Cinzas. Este é o início da Quaresma, que dura 40 dias e termina na Quinta-feira Santa. Durante esta época, os católicos celebram os dias em que Jesus Cristo passou no deserto em oração, se preparando para suas missões.

Missa de Quarta-feira de Cinzas em Juiz de Fora

De acordo com o Padre Tarcísio, da Paróquia de São Mateus, o período é reservado para a reflexão e conversão espiritual. “O católico deve se aproximar de Deus. A Igreja propõe quatro maneiras de educar as pessoas para a fé: através de penitências, do jejum, da oração e da esmola”, declarou.

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura e Arte, Webjornalismo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s