150 anos da Imigração Germânica em Juiz de Fora

Rita Couto
24/06/2008

Há 150 anos Juiz de Fora recebia sua primeira grande imigração: em poucos meses chegaram à cidade quase 1200 colonos alemães e austríacos. Contratados por Mariano Procópio Ferreira Lage, eles vieram para o Brasil para formarem uma colônia agrícola e trabalharem na construção da Estrada União e Indústria. Saiba mais sobre essa história e conheça os trabalhos feitos para resgatá-la.

A Estrada União e Indústria e a Imigração Alemã
Retornando de uma viagem que fizera à Europa, Mariano Procópio, entusiasmado com as estradas pelas quais tinha viajado, propôs ao Governo Imperial, no ano de 1852, construir e conservar, às suas custas, uma estrada de rodagem macadanizada, sob a condição de explorá-la por 50 anos. Ferreira Lage obteve a autorização de D. Pedro II através do Decreto nº 1031, do dia 07 de agosto de 1852, e, assim, organizou a Companhia União e Indústria, iniciando a construção da nova via em 1856. A estrada foi inaugurada com a presença do imperador em 1861.

De acordo com o historiador Roberto Dilly, para constituir uma colônia agrícola em Juiz de Fora e complementar a mão-de-obra utilizada na Estrada União e Indústria, Mariano Procópio decidiu contratar, em 1858, três mil colonos germânicos (alemães e austríacos), que viriam para o Brasil em um prazo de dois anos. No entanto, os agenciadores na Alemanha, talvez para receberem mais rápido seus honorários, enviaram a Juiz de Fora 1.193 imigrantes em apenas dois meses, provocando uma situação extremada, uma vez que não havia sido preparada nenhuma infra-estrutura para recebê-los.

 

Uma resposta para “150 anos da Imigração Germânica em Juiz de Fora

  1. Iluska Coutinho

    Belíssima matéria, com apuração cuidadosa e bom texto. Gostei dos links, internos e externos, mas senti falta dos outros elementos multimídia (som e vídeo).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s