A Colônia de Cima

Instituto Teuto-Brasileiro William DillyA Colônia de Cima, atual bairro São Pedro, foi totalmente ocupada pelos imigrantes germânicos, que construíram casas simples, de tijolos aparentes e telhado “chalet”, apropriado para neve. Eles plantavam suas hortas, criavam aves e suínos, dedicavam-se ao trabalho e à religião. Essa região era considerada como zona rural de Juiz de Fora e havia grandes dificuldades para se chegar até a cidade.

Com 83 anos, Cecília Hagale Lima, moradora do bairro São Pedro, conta que muitas crianças estudavam na Escola Fernando Lobo, no bairro São Mateus. Para chegar até lá, elas saíam, por volta de 9h, em pequenos grupos e desciam à pé pelo lugar conhecido como “matinho”, uma trilha que passava por onde hoje se encontra a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O percurso levava cerca de uma hora e era preciso fazê-lo todos os dias. “Às vezes a gente aproveitava e levava o almoço para quem trabalhava na cidade. Assim dava para ganhar um trocadinho”, relembra Cecília. Outras formas utilizadas pelos imigrantes e seus descendentes para “ir à Juiz de Fora” eram as carroças e os animais.

D. Cecília conta as dificuldades que as moradoras do bairro São Pedro que trabalhavam da Tecelagem Ferreira Guimarães tinham para chegar à fábrica. Clique aqui e ouça.

De acordo com Roberto Dilly, esse “afastamento” do município contribuiu para que os alemães mantivessem de forma mais efetiva sua cultura e seus costumes. “Até a década de 60, quando se subia a ‘estrada velha’, atual Estrada Engenheiro Gentil Forn, podia-se perceber claramente que se entrava em um local marcadamente alemão, diferente do restante da cidade. As casas com tijolos aparentes, os cabelos loiros e os olhos claros dos moradores que falavam ainda com sotaque carregado de alemão mostravam as particularidades da região”, relembra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s