A força dos pequenos

Número de Micro e pequenas empresas ultrapassa os 200 mil em MG

Daniela Schmid – 13/10/08

Os jovens Heitor e Renan já possuem sua pequena empresa

Os jovens Heitor e Renan já possuem sua pequena empresa

Desde que eram crianças, os gêmeos Renan e Heitor Chaves sonhavam em ter seu próprio negócio. E a oportunidade veio antes que eles imaginavam. Aos 23 anos, Renan ainda não se graduou em administração e já cuida da gestão de uma farmácia, enquanto o irmão, Heitor, recém formado em farmácia, cuida da parte técnica do empreendimento.

De acordo com levantamento de 2008 encomendado pelo Sebrae, existem 267.368 MPEs ( Micro e Pequenas Empresas), em todo o estado. Não existem estatísticas recentes que revelem a porcentagem dessas empresas que estão em Juiz de Fora, mas para o técnico do Sebrae –JF, Eduardo Dilli, é inegável a importância delas para o desenvolvimento da economia da região.

Eduardo estima que 98% das empresas legalmente constituídas são MPEs. E além de serem fonte de renda para os proprietários, elas também geram empregos. As MPEs de Minas Gerais são responsáveis por 55% dos empregos formais no estado. O pequeno negócio dos irmãos Chaves, por exemplo, possui 11 funcionários.

O técnico Eduardo Dilli do Sebrae - JF

O técnico Eduardo Dilli do Sebrae - JF

Atualmente, em todo o Brasil existe uma empresa para cada 40 habitantes. Algumas pesquisas afirmam que até 2015 esse número pode quase dobrar e chegar a uma empresa para cada 24 habitantes. “Não dá para ficar procurando emprego, qualquer profissional pode empreender”, afirma o técnico Eduardo. É o que mostra o exemplo dos irmãos Chaves. Ao invés de procurarem emprego, eles adquiriram um negócio onde os dois podem aplicar os conhecimentos adquiridos durante o ensino superior. E até agora, os jovens juizforanos acham que vale a pena empreender.

Uma resposta para “A força dos pequenos

  1. talita123

    Ótima a matéria Dani! Muito bom seu enfoque e muito rico em dados!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s