Alta do dólar começa a refletir em JF

Elisa Franco – 13/10/2008

A crise financeira já está sendo sentida pelos juizforanos. Hoje, segunda-feira, a cotação do dólar está em 2,28. Uma oscilação de mais de 45% em relação à última baixa de 1,57, no mês de agosto. Importados e produtos cuja matéria prima vem do exterior já estão em falta nas prateleiras de algumas lojas da cidade e os empresários estão receosos quanto a comprar grandes quantidades desses produtos.

De acordo com a assessora de comunicação do Sindicato do Comércio Varejista (Sindicomércio) de Juiz de Fora, Catarina do Carmo, a crise afeta a todos os setores da economia. Em relação aos produtos, as matérias primas importadas são quase sempre as mais alteradas. Além disso, as compras a prazo devem ficar mais caras, já que, além do dólar, os juros também estão em alta. A Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa – caiu 20% na semana passada, a maior perda desde 1997, de acordo com o divulgado pela revista Exame.

Os consumidores deverão sentir os reflexos nos mais diversos setores, desde o de perfumaria ao vestuário. Ele explica que matérias-primas básicas, como plástico, isopor e PVC, são importadas, causando impacto em toda a cadeia produtiva. De acordo com o site Acessa.com, na loja de eletrodomésticos Ponto Frio, por exemplo, a oferta de produtos parcelados em até dez vezes sem juros foi reduzida à metade, e as taxas no carnê subiram.

Em todo o mercado, os preços dos eletrônicos, por sua vez, estão até 10% mais caros, conforme a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos. Os computadores também devem encarecer até 15%, segundo a consultoria IDC. A avaliação é que o valor da moeda norte-americana tem impacto direto sobre os preços das máquinas, inclusive as fabricadas no país. Isso porque grande parte dos componentes, até 80%, é importada. Grandes redes de varejo especializadas em eletrodomésticos já dão sinais do que significará, no bolso, a crise financeira. A assessora afirma que a primeira reação do consumidor juizforano é agir com cautela na hora das compras, realizando pesquisa de preços e  evitand o os supérfluos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s