Biotério da UFJF coordena rede em Minas Gerais

Daniela Schmid – 10/11/08

A UFJF possui um avançado centro de criação de animais para pesquisas científicas. O Biotério da universidade existe desde 1971 e cria ratos, camundongos e sagüis. Recentemente, ele foi escolhido como coordenador da Rede Mineira de Biotérios, sob a direção da professora Vera Maria Peters. Na época da criação da Rede, ele era o único que possuía padrões aceitáveis de criação de animais, e por isso, foi definido o coordenador. O objetivo da rede é gerar continuidade entre as pesquisas, de forma que um biotério pode auxiliar o outro. A Rede também é importante para tornar adequado o funcionamento dos biotérios que fazem parte dela.

A professora Martha Guerra explica que os animais usados em pesquisas devem ser muito bem cuidados, por isso é importante o controle de qualidade nos biotérios.  Está em processo de implantação no Brasil, a Lei Arouca, que regulamenta a criação desses animais. O Biotério da UFJF está trabalhando para adequar suas condições de funcionamento.

As gaiolas antigas, onde eram criados ratos e camundongos, por exemplo, não

As gaiolas no modelo antigo

As gaiolas no modelo antigo

tinham condições adequadas de ventilação. Os animais conviviam com o forte cheiro de amônia, proveniente de sua urina, o que era nocivo para sua saúde.

 

 

 

bioterio6Atualmente, os animais são criados em gaiolas como essas, com tubos na superfície superior que escoam o cheiro ruim e suprem os animais de quantidade adequada de oxigênio.

 

 

A professora salienta que todos os animais criados no biotério nasceram no cativeiro e não foram tirados de seu habitat natural. Eles são destinados à pesquisas de inúmeras finalidades, como o teste de medicamentos por exemplo e de diversos pesquisadores, como universidades ou empresas. O objetivo dos biotérios da rede é suprir as pesquisas de Minas Gerais com animais criados em boas condições.

3 Respostas para “Biotério da UFJF coordena rede em Minas Gerais

  1. Dyego

    Eu quero um rato desses pra criar.. como faço ?

  2. quero comprar gaiolas bioterios, porem não encontrei ainda, gostaria se possivel algumas informçõe de vcs aonde comprar.
    obrigado…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s