Cheque ou dinheiro? Cartão!

Lucas Oliveira – 10/11/2008

dinheiro-voandoQuantos reais tem em média na sua carteira? O número desta resposta tem diminuído cada vez mais. O uso de cartões de crédito e débito tem crescido e se tornado cada vez mais comum na vida dos brasileiros. O número de cheques emitidos também teve uma queda drástica se comparado ao seu auge nos anos 90. Os cartões eletrônicos tomaram o espaço do dinheiro convencional e dos cheques.

Gastos com cartões de crédito ultrapassam 6 bilhões de reais por mês. De acordo com pesquisa do Ibope, 33% da população brasileira utiliza cartões de crédito. A pesquisa mostra que embora a utilização dos cartões de crédito venham crescendo rapidamente, cerca de 21% ao ano, o desempenho dos cartões de débito está crescendo ainda mais – o uso deste meio de pagamento cresceu 23% no primeiro semestre de 2007, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

cartao-de-creditoA pesquisa aponta também que é comum o brasileiro ter mais de um cartão de crédito – a média, no país, é de 1,7 cartão por pessoa. Segundo o Ibope, os homens gastam mais do que as mulheres no crédito. A média mensal por pessoa é de R$ 347 para o sexo masculino, e de R$ 259 ao mês para o feminino. Além disso, há mais homens usando o meio de pagamento: 34% deles têm pelo menos um cartão, enquanto para mulheres o percentual é de 31%.

Em Juiz de Fora o cheque ainda é uma forma de pagamento muito utilizadaporta20cheque. A Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), na tentativa de assegurar aos comerciantes da cidade o recebimento das compras, oferece um serviço de garantia ao cheque. “A CDL garante aos 1400 comerciantes associados o recebimento de 99% das compras realizadas em Juiz de Fora. Ganham os lojistas, os consumidores e a cidade”, esclarece a assessora de comunicação da CDL-Juiz de Fora, Bethânia Vasques.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s