Criatividade e disposição para gastar menos e presentear mais

Mariana Musse 17/11/08

halfeld22 Papai Noel que se prepare: os consumidores estão preocupados com os gastos que aumentam no fim de ano, inclusive com a tradicional troca de presentes – que já não é tão grande como antigamente.

Apesar da previsão e otimismo revelados por uma pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojitas (CDL), que aponta que a expectativa de vendas deve ser 10% maior que no mesmo período de 2007, os consumidores estão preocuapdos com os gastos com os presentes que têm que distribuir. Quando a família é grande a situação fica ainda mais complicada para o bolso do consumidor, que este ano pode sentir o reflexo da crise econômica internacional.

Uma das alternativas para conter os gastos e continuar agradando amigos e parentes é o amigo-oculto. Muitas famílias têm a tradição de na noite da seia realizar a brincadeira. Caio Fernandes, 24 anos, lembra que essa também é uma ótima chance para reunir os amigos, ganhar presentes e se divertir com as “gozações” para adivinhar o seu amigo oculto. “A grande sacada é inovar na hora de escolher o valor dos presentes e como vai ser a descrição do amigo”, garante Caio. A brincadeira pode ser feita com presentes de R$1,99 ou até chocolates.

Já Camila Vieira, 19 anos, gosta de fabricar os presentes que vai dar. Ela acredita que essa é uma boa oportunidade para dar um presente diferenciado e “com a cara da pessoa!”, completa. Camila lembra que os familiares são os que mais curtem a “produção”, pois vêem o esforço e a critividade e não se importam em ganhar “presentes caros, de marca”. Camila costuma fazer bijuterias para presentear as mulheres e chaveiros para os homens e garante que tudo funciona na base do improviso, mas que no final fica bem “original”!

Mesmo com a possibilidade de economizar usando a criatividade, o Natal ainda é a data que mais movimenta o comércio da cidade. Para atender o grande fluxo de pessoas que circulam nas lojas e nos supermercados, os comerciantes realizam as contratações temporárias. A pesquisa da CDL mostra a ampliação do quadro de funcionários em 25% em cada loja.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s