Em 2009 o prefeito do Rio pode ser um carioca. “Do brejo”.

André Castro – 13/10/2008

180 km é a distância que separa Juiz de Fora da cidade do Rio de Janeiro. Pela proximidade, é comum que a capital carioca influencie os juizforanos, a ponto da população da cidade mineira ser conhecida como “cariocas do brejo”. Mas é um destes cariocas do brejo que pode assumir a prefeitura do Rio em 2009.

Fernando Gabeira. Juizforano candidato a prefeito do Rio de Janeiro

Fernando Gabeira é Juizforano e candidato a prefeito do Rio de Janeiro

Fernando Gabeira nasceu em Juiz de Fora em 1941 e está no segundo turno como candidato a prefeito do Rio de Janeiro pelo Partido Verde. Na disputa, destaca-se o apoio que o candidato tem recebido dos artistas cariocas. Como 65% dos cariocas afirmam que Lula e Sérgio Cabral não influenciam a escolha do candidato à prefeitura, Fernando Gabeira tem grandes chances.

“Quanto a suas possibilidades de ganhar a prefeitura no Rio, acho que são reais. Agora no segundo turno ele tem a chance de centralizar forças ditas ‘progressistas’ contra a candidatura ‘oficial’ do Eduardo Paes, que é apoiado pelo governado”, afirma o cientista político Diogo Tourino.

Exilado no período de ditadura e um dos fundadores do Partido Verde, a eleição de Fernando Gabeira, que obteve 25% contra 31% de Eduardo Paes no primeiro turno, pode representar uma mudança no quadro político carioca, mas Diogo garante que não haverá mudanças para Juiz de Fora. “Fernando Gabeira é muito ‘mais’ que um juizforano. Ele, de certa forma, já descolou sua imagem e trajetória política da cidade tendo, inclusive, participação importante na luta pela democratização do país na década de 80, ou mesmo atuação polêmica no debate sobre o consumo de drogas no país”, conclui o cientista político.

É comum o interior invadir a capital

Atualmente, não são raros os exemplos de políticos interioranos. Muito menos em cargos de grande importância no cenário mundial. O presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, era um metalúrgico do interior de São Paulo, sindicalista, e hoje governa um dos países de maior destaque na América do Sul.

George W. Bush, presidente dos Estados Unidos, veio do Texas, estado considerado “rural” pelos próprios americanos, onde vivem os caipiras e pessoas de menor instrução se comparados aos moradores de grandes centros como Washington e Nova York.

Se eleito, Fernando Gabeira pode seguir os passos desde políticos e marcar o governo carioca como mais um que “não é da capital” a fazer história na polítca.

Anúncios

Uma resposta para “Em 2009 o prefeito do Rio pode ser um carioca. “Do brejo”.

  1. Gostei da matéria e do bom humor que você utilizou para escrever.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s