Festivais incentivam a produção na região

Tomyo Costa Ito, 13/10/2008

A realização de festivais e mostras de cinema é uma das formas de incentivo a produção regional. São chances que os novos produtores têm para mostrarem seus trabalhos. O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e a primeira Mostra Regional de Vídeo do Encontro Regional de Comunicação são algumas dessas oportunidades.

Nilson Alvarenga, um dos organizadores do Primeiro Plano

Nilson Alvarenga, um dos organizadores do Primeiro Plano

O Primeiro Plano está em sua sétima edição e conta com a categoria regional, da qual participam apenas realizadores da Zona da Mata. O festival recebeu inscrições de 30 vídeos para a competitiva regional, dos quais 19 foram selecionados. “Esses realizadores ficam motivados a produzir quando vêem a possibilidade de seu trabalho ser exibido no Festival”, comentou Nilson Alvarenga, um dos organizadores do evento. Ele também comentou o ambiente de produção de Juiz de Fora: “De uns 6 anos pra cá, eu percebi um movimento grande de pessoas produzindo constantemente, mas ainda de forma isolada, sem a formação de grupos. Agora o próximo passo seria a formação de grupos de produção”.

Os universitários da região ganharam mais um incentivo esse ano. Os filmes da categoria regional, estão concorrendo ao prêmio Incentivo Primeiro Plano no valor de 5 mil reais. Um júri específico vai escolher o melhor filme da categoria. Essa premiação será concedida pela Universidade Federal de Juiz de Fora e o dinheiro deverá ser investido em uma nova produção.

Daniel Couto, estudante de comunicação

Daniel Couto, estudante de comunicação

O estudante de Comunicação, Daniel Couto, está participando pela primeira vez do Primeiro Plano com o vídeo Família Christo. “Eu acredito que se alguém está produzindo almeja ser visto por alguém e é sempre importante ter um tipo de espaço para divulgar as produções.” O estudante também acredita que a premiação de 5 mil reais é mais um atrativo.

A estudante de comunicação, Carina Scaldini, também está participando pela primeira vez do Festival com o vídeo Tornado. Ela já havia participado de outras produções, mas esse foi seu primeiro trabalho selecionado. “Esses festivais são um incentivo para as pessoas colarem o que tem na cabeça em prática”. A estudante diz que essas experiências contribuem para sua formação profissional. “Cada produção é um aprendizado diferente que me deixa mais preparada, já que eu pretendo trabalhar profissionalmente com o cinema”.

Quem perdeu a oportunidade de participar do Primeiro Plano, tem a possibilidade de exibir seu trabalho  na I Mostra Regional de Vídeos, que está com as inscrições abertas até o dia 18 de Outubro. Quem tiver interesse em inscrever seu vídeo terá que participar do VI Encontro Regional de Comunicação. Serão aceitos até 3 trabalhos por participante, com no máximo 20 minutos de duração, produzidos no período de janeiro de 2005 a outubro de 2008. Mais informações no site da Mostra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s