Horário de Verão movimenta comércio de Juiz de Fora

Lúcio Medeiros – 27/10/08

 

 

Há pouco mais de uma semana do início do horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os juizforanos começam a se adaptar à nova rotina. Para muitos, a mudança de horário significa alteração no relógio biológico, levando a distúrbios no sono e na alimentação. Já para o Governo, a expectativa é de que haja uma redução de 4% a 5% no horário de pico, o que equivale a uma economia de 2.000 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 6 milhões de habitantes.

 

Movimento nas lojas

Movimento nas lojas

 Mas não só para o governo o horário de verão é economicamente viável. Para muitos comerciantes, a nova grade significa uma boa oportunidade de negócio. Em outras palavras, o comércio aproveita o retardamento da noite para faturar em vendas e no aumento da produção.

 Esse é o caso da gerente de loja de roupas, Valquíria Alburqueque. Segundo a comerciante, as vendas podem ter um aumento, se a empresa planejar a mudança de horário. “Com a chegada das festas de fim de ano, o horário de verão é muito bom para o comércio. Dá para aproveitar a maior duração do dia e fazer disso uma oportunidade de lucro. A loja ganha em produção e vendas, o funcionário ganha em hora extra e o consumidor ganha em atendimento”.

Os bares e as lanchonetes também se destacam nesse período. De acordo com Wilson Tavares, dono de um dos bares mais famosos do bairro São Pedro, o Happy Hour é estendido nessa época. “As pessoas aproveitam a horinha a mais no dia e ficam por mais tempo consumindo nas mesas. E são nessas cervejinhas a mais que a gente fatura um extra”, comenta (entre risos) Wilson.

Bares têm movimento extendido
Bares têm movimento estendido 

 Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, o horário de verão deverá acabar à 0h do dia 15 de fevereiro de 2009. A alteração no relógio foi adotada pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a mudança no horário ocorreu nove vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados atingidos e no período de duração.  

 

 

Bares continuam cheios com a entrada da noite

Bares continuam cheios com a entrada da noite

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s