Lojas investem em vantagens para atrair clientes

André Castro – 09/11/2008

Uma corrida justa ou desleal? A concorrência existe e para atrair o cliente, cada vez mais, são criadas formas de fidelização e credenciamento de clientes. Mas não basta ter o cadastro. Para que o cliente volte, as empresas investem em bônus para os compradores.

Um exemplo desta prática no comércio de Juiz de Fora é o da loja C&A. Inaugurada nacea cidade no dia 26/10/2006, a loja já realizava cadastro de clientes antes mesmo da sua vinda para Juiz de Fora. Segundo o assessor da C&A, Leonardo Souza, cerca de 100.000 pessoas criaram seus cartões de fidelização antes da loja ser inaugurada. O cartão da loja permite ao cliente realizar saques, parcelar compras em 8 vezes com um pequeno acréscimo ou em 3 vezes sem juros, sem anuidade. “O movimento da loja aumentou bastante com o cartão de fidelização. 90 % dos nossos consumidores têm o cartão e estão sempre na loja”, afirma Leonardo.

Mas não é só em loja de roupas que existe fidelização. A livraria Saraiva também criou um saraivacartão, desde o começo do ano, para beneficiar os clientes “fiéis” da loja. A cada compra são gerados pontos para o cartão do comprador que, na soma de 150 pontos, ganha R$ 15,00 em crédito para futuras compras. “Sem custo para os clientes, o cartão estimula a compra e o cliente, por saber que pode ganhar descontos, busca a loja para realizar suas compras e pagar mais barato por elas”, disse Cláudia Arantes, funcionária da livraria.

Um dos últimos estabelecimentos a ser inaugurado no Shopping Independência, o cinema tem realizado campanhas para atrair espectadores variados. A UCI realiza, toda segunda-feira, sessõesuci de cinema pelo preço de R$2,00, e o ingresso comprado vale desconto de 30% na compra de outro ingresso dentro do prazo de 10 dias.

O motivo da promoção estaria associado ao fato dos cinemas do shopping não terem alcançado a expectativa de público de 6000 pessoas/mês (a média atual gira em torno de 5000 frequentadores)? Luiz Felipe Saléh, estudante e freqüentador do UCI, acredita que esta prática é um pouco convencional. “Hoje este é o melhor cinema da cidade, mas não acho legal este tipo de campanha. Parece uma medida desesperada. Por ter fechado o cinema do Alameda e com as dificuldades do Palace e do Santa Cruz, o UCI parece sentir a necessidade de se firmar no mercado”, disse.  A assessoria do cinema refuta essas versões e garante que os descontos são comuns para atrair clientes.

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