Mudança brusca de temperatura em Juiz de Fora afeta saúde da população

Lúcio Medeiros – 10/11/2008

1

Nas últimas semanas, os juizforanos sofreram com temperaturas típicas de verão intercaladas com dias em que os termômetros marcaram temperaturas relativamente baixas. Essas mudanças bruscas causam uma série de problemas à saúde, especialmente os relacionados ao sistema respiratório.

De acordo com o médico especialista em pneumologia e medicina intensiva, Rogério Dias Fernandes, nessa época do ano os transtornos mais comuns são as gripes e as doenças alérgicas, como asma e rinite. Nesta última, freqüentemente ocorre um agravamento dos sintomas, que evoluem e passam a se assemelhar com os da gripe. “Muitas pessoas confundem, acham que estão gripadas porque estão com tosse ou com o nariz escorrendo”, explicou o médico.

Veja a diferença entre gripe e resfriado

Para ele, em muitos casos são descobertas doenças mais graves, como bronquites ou enfizemas pulmonares, devido ao agravamento dos sintomas, que levam um número maior de pessoas aos consultórios médicos. “As mudanças bruscas de tempo desencadeiam piora nessas doenças”, afirma Fernandes, exemplificando que pode ocorrer o aumento da tosse, da expectoração e da falta de ar. No caso das rinites, especificamente, o doente espirra mais e sofre mais com a coriza.

A gripe também é uma das doenças mais registradas quando há mudanças bruscas de temperatura. Conforme o médico, para uma virose ser considerada gripe é preciso haver alguns sintomas típicos, como febre, mal-estar e sintomas respiratórios.

Vacinação contra a gripe
Vacinação contra a gripe

Para evitar esse mal tão comum é recomendável tomar a vacina contra a gripe, que protege contra o vírus Influenza, responsável pelos sintomas mais graves. “As gripes mais sérias, como a gripe espanhola, foram causadas por vírus Influenza”, descreve Fernandes, completando que há muitos vírus causadores da gripe, porém, a maioria não tem sintomas graves. “Normalmente dentro de três ou quatro dias o sistema imunológico vence o vírus e somem todos os sintomas”, esclarece,  acrescentando que o tratamento para a gripe é sintomático. Nesses casos são recomendados remédios para combater a febre e o mal-estar, assim como os problemas da via aérea, como a tosse.

Ação do Influenza no corpo humano

Ação do Vírus Influenza no corpo humano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s