Novas tecnologias podem causar isolamento social

 

Poliana Cabral – 17/11/08

Foto internet

Foto internet

Há dez anos surgia o primeiro tocador de MP3 do mundo, de acordo com o site “The Register”. De fabricação coreana, o MPMan tinha espaço para cerca de oito músicas e um pequeno visor LCD com informações básicas sobre a faixa em execução. Hoje em dia, assim como o MP3 player, várias tecnologias se tornaram presentes em nosso cotidiano, como o celular e o computador.

Se por um lado estas novas tecnologias contribuíram para facilitar a nossa vida, informatizando serviços e aumentando as formas de comunicação, por outro, trouxe também alguns problemas, como o isolamento social. Com esses produtos tecnológicos, muitas ações, que antes eram resolvidas pessoalmente, agora são solucionadas apenas com o clique de um mouse ou por uma conversa pelo telefone. Para a psicóloga Carla Herondina, o isolamento social é conseqüência da sociedade globalizada e se torna um problema quando trás depressão e solidão. “As novas tecnologias vieram para facilitar a vida e temos que aproveitar os benefícios que ela nos oferece, mas não podemos ficar refém dela. Como as relações humanas dependem do contato físico, quem utiliza muito o computador ou o celular, por exemplo, com certeza pode ser uma pessoa mais estressada e infeliz”, diz Herondina.

Outro aspecto tecnológico que mudou as relações humanas foi o surgimento da internet. Uma pesquisa feita para avaliar o acesso dos brasileiros à rede mundial de computadores constatou que o número de pessoas que usam a internet quase dobrou no Brasil nos últimos dois anos. Segundo Herondina, o isolamento social neste caso ganha maior relevância quando o assunto são as crianças. “A criança pode conversar com alguém pelo MSN ou Orkut, mas este não deve ser seu principal meio de relacionamento, visto que o contato pessoal ainda é o melhor jeito para aprendermos a resolver nossos problemas e conviver em grupo”, ressalta a psicóloga.

Rotina digital

Apesar de existirem outras causas para o isolamento social fato é que a máquina realmente acabou tomando o tempo que antes era dedicado a conversas, carinhos e abraços. A advogada Andréia Cardoso é uma das pessoas que sente falta deste contato humano. Com uma jornada de trabalho de oito horas por dia, ela fica o tempo todo em frente ao computador. Quando precisa falar com alguém do próprio trabalho ela utiliza o telefone ou o MSN. “É muito estranho ver como as coisas se tornaram muito virtuais. Quase tudo que preciso resolver no trabalho não é necessário encontro pessoal. Tem dias que nem falo com um colega de trabalho que senta ao meu lado o dia inteiro”, explica Cardoso.

A advogada Andréia Cardoso

A advogada Andréia Cardoso

O percurso para o trabalho de Andréia também deixa espaços para este isolamento social. Quando não vai de carro, ela utiliza o transporte público, pegando um ônibus para ir e outro para voltar. Neste caminho vai escutando seu MP3 player, assim como mais da metade das pessoas do ônibus. “Sei que poderia conversar com quem senta ao meu lado e que estou perdendo a chance de conhecer pessoas, mas também é o tempo que eu tenho para escutar músicas e já virou rotina”, explica.

 

2 Respostas para “Novas tecnologias podem causar isolamento social

  1. Na verdade hoje em dia as pessoas não passam de um bando de infelizes.
    Cada um mergulhado na sua solidão, na sua depressão como nunca se viu antes. Vá em um psiquiátra e você vai encontrar um clientela vasta.

  2. ximia

    kra… tu tah exagerando … as coisas podem ser usadas moderadamente pra auxiliarem a vida das pessoas… Vc tah generalizando td …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s