Operação Colírio promove revitalização do Centro de Juiz de Fora

Savio Melgaço – 16/11/2008

divulgação

Foto: divulgação

A Secretaria de Política Urbana (SPU) iniciou, na última segunda-feira, 10, a segunda fase da Operação Colírio. A iniciativa visa à despoluição visual das ruas do Centro da cidade e foi lançada pelo então prefeito, José Eduardo Araújo, no dia 2 de setembro. Segundo dados da assessoria, só na rua São João, 64 letreiros foram retirados ou adequados com base no  decreto 9.674/2008, que formaliza alterações no Código de Posturas do Município (lei nº 11.197/2006).

Para o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL), Carlos Fernandes, a Operação favorece os comerciantes e a comunidade. “Apesar da indisposição de alguns lojistas, a adaptação das fachadas promove conforto à população e eqüidade, sob o ponto de vista da concorrência, entre proprietários do comércio.”

A padronização das placas publicitárias do Centro e a afixação das publicidades na parede ou a instalação perpendicular do intrumento, sem que extrapole dois terços da largura da marquise, são algumas das exigências recentemente regulamentadas. Se não cumpridas, as multas podem chegar a R$ 416,76.

Segundo a gerente de um estabelecimento comercial da Rua São João submetido a alterações na fachada, Teresa Cristina Cabral dos Santos, 33, a iniciativa da Prefeitura é positiva, já que rivalidades são muito comuns no comércio. “O tamanho da placa pode comprometer a visibilidade de outros estabelecimentos. Com a padronização, ganha quem oferecer melhor atendimento.”

Por sua vez, o gerente de outra loja do Centro, Marcos Israel Borgert, 27, salienta que, com as medidas, o cliente será o maior favorecido. Para ele, o consumidor terá a chance de escolher democraticamente onde comprar.

A juizforana e professora Maria Luiza Andrade, 63, comemora a iniciativa da Prefeitura. “O centro ficou mais limpo e agradável.” De mesma opinião, a aposentada Maria Esther Ferreira Amin, 60, ressalta que, com as novas medidas, a arquitetura de Juiz de Fora foi valorizada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s