Prepare seu bolso: planejar é a melhor forma de não entrar em 2009 no vermelho

Gracielle Nocelli

Início do ano se aproxima e com ele alguns gastos extras: IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, e ainda, os pagamentos das compras feitas para as festas de fim de ano.
 
Para começar 2009 com as contas em dia, o economista Carlos Henrique Paixão dá a dica: “a melhor forma é planejar os gastos e poupar sempre que possível”. Uma boa alternativa para isso é listar todas as despesas e fazer uma reserva para elas, aproveitar promoções e ofertas ajuda na hora de guardar o dinheiro. Não desperdiçar o décimo terceiro é essencial.
 
O IPVA e o IPTU são impostos cobrados, no início do ano, de todos os proprietários de veículos e imóveis. Para economizar é importante ficar atento às formas de pagamento . “Pagar à vista é uma

Economista Carlos Henrique

Economista Carlos Henrique

forma de se livrar de juros”, explica Carlos Henrique. No entanto, ele não aconselha pedir empréstimo para quitar as dívidas na hora. “Não adianta recorrer aos bancos se a idéia é exatamente não se comprometer com taxas”, ressalta.
 
Já com as despesas da volta às aulas, a famosa pechincha é fundamental. Não deixar as compras para a última hora também contribui para não pesar o bolso. “A pesquisa de preços é sempre a melhor opção e quando feita com tempo o resultado tende a ser mais satisfatório. Ter a disponibilidade para procurar pelo menor preço é tão importante quanto não comprar em cima da hora, que é quando os valores irão aumentar”, esclarece. A sugestão também vale para as compras de fim de ano.
 
Além de não começar o novo ano no vermelho, fazer o planejamento e poupar as finanças pode garantir outros benefícios. “Mantendo a idéia de economizar desde o início, você pode se permitir ter outras despesas como uma viagem de férias ou algum presente maior”, conta Carlos Henrique. Afinal, depois de um ano inteiro de muito trabalho descansar também faz parte.
 
Leia mais sobre Planejamento Financeiro.

Uma resposta para “Prepare seu bolso: planejar é a melhor forma de não entrar em 2009 no vermelho

  1. adorei seu blog, amo mexer com finanças .. rsrs mas só por hoby mesmo.. parabens beijoo!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s