UFJF tem novidades para o Vestibular e Pism 2009

 

Depois de aderir ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresenta mudanças para o Vestibular e o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2009. “Aprovamos novos cursos, criamos vagas e oferecemos mais oportunidades de escolha para os candidatos”, explica o coordenador de imprensa da instituição, professor Kleber Ramos.

 

Reitoria UFJF
Reitoria UFJF

Serão oferecidas  2440 vagas, 300 a mais que em 2008, distribuídas entre 30 cursos. Desse total, 70% serão disputadas pelos candidatos do Vestibular e 30% pelos do Pism. Como a instituição adere ao sistema de cotas, 50% das vagas, de cada um dos tipos de ingresso, são reservadas para estudantes de escolas públicas, sendo que metade desta reserva é destinada para aqueles que se auto-declararem negros.

As novas opções de curso possuem diferenças entre si. Música, Nutrição e Engenharia Ambiental e Sanitária possuem ingresso direto e percurso curricular único. Já o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design e o Curso de Ciências Exatas são divididos em dois ciclos: no primeiro momento, o aluno tem uma graduação de formação geral, e depois, pode optar por uma modalidade específica. No caso de Artes e Design, as escolhas podem ser: Design, Moda, Artes Visuais e Artes do Espetáculo. O Curso de Ciências Exatas oferece vagas nas áreas de Computação, Estatística, Física, Matemática e Química. Para a diretora do Instituto de Artes e Design, professora Edna Rezende, o novo sistema permite um maior aprofundamento da disciplina escolhida. “O aluno terá os conhecimentos gerais necessários que serão fundamentais para a escolha posterior. Determinada a área em que ele pretende atuar, a habilitação será mais específica, completa”, ressalta.

 

As inscrições para o Vestibular e Pism 2009 foram prorrogadas pela segunda vez. Os interessados têm até 14 de novembro para fazer a inscrição. O valor da taxa é de R$100 (cem reais) para o Vestibular e R$76 (setenta e seis reais) para o Pism.

Professor José Maria

Professor José Maria

Gracielle Nocelli – 27/10/08

De acordo com o diretor da Comissão Permanente de Seleção (COPESE), professor José Maria Pereira Guerra, a nova modificação na data das provas ocorreu por conta da greve dos bancos. “Sabemos que a greve representaria uma dificuldade para os candidatos, por isso, resolvemos prorrogar. Nosso propósito é tornar o processo cada vez mais seguro, transparente e humano”, explica.As provas da primeira fase do Vestibular 2009 estão marcadas para os dias 6 e 7 de dezembro. A segunda fase será realizada junto com o Pism, entre os dias 20 e 23 do mesmo mês. 

Com a prorrogação, as datas das provas de habilidade específica para os cursos de Música e Arquitetura e Urbanismo também foram alteradas. Elas acontecem no dia 23 de novembro das 8h às 12 h. A prova prática musical será nos dias 24 e 25, no mesmo horário.

 

35 Respostas para “UFJF tem novidades para o Vestibular e Pism 2009

  1. estudante

    o pism é uma chance de quem quer ser alguem na vida

  2. marcio glaise

    Apartir de quando as inscrições estarão abertas para o pism 2009, e aonde que eu faço, qual será o valor .
    Aguardo resposta…

    • Karol

      As inscrições começam geralmente em outubro.
      O valor pode ser variável, sendo que a inscrição é feita no próprio site da universidade.Continue acompanhando o site da UFJF (www.ufjf.br), pois lá será divulgado todos esses itens.
      Obrigada

  3. angela maria pinto marzanogarcia

    gostaria de saber a classificação do meu filho no pism módulo 2008/2010 em relação ao número de candidatos para a área de Medicina; nome : Gabriel Marzano Garcia

  4. mariane

    Qual o valor de cada ano do PISM?

    • Karol

      O valor do pism pode ser variável a cada ano.
      Mas “gira ” em torno de 70,00 reais.
      Sendo que você também pode conseguir isenção desta taxa.

  5. Breno Trindade

    Gostaria de data da incrição, data e local para a prova do PISM desse ano. Estou no primeiro ano do ensino médio. Obrigado

  6. Letícia

    Queria saber como é o PISM por detalhes:onde vai ser feito, quanto tempo vai durar e etc..
    Estou no 1° ano do ensino médio e gostaria de saber se posso fazer !!!

    • Juliana

      PISM (programa de ingresso seletivo misto) funciona da seguinte forma, são 3 módulos, o 1° módulo, o 2° módulo e o 3°módulo, o 1° você faz quando está no 1° ano do ensino médio, o 2° quando estiver no 2° ano do ensino médio, e o 3° quando estiver no 3° ano do ensino médio, caso repita de ano não poderá fazer o próximo módulo terá que voltar para aquele onde parou de acordo com a sua série, ou seja a série que você está é sempre de acordo com o módulo, você paga uma taxa por essa inscrição ou se não pega a insenção pelo site, que você terá que preencher seus dados em umas folhas, que você terá que imprimir, e tirar várias cópias de documentos, e colocar junto ao envelope, daí eles te darão a resposta por carta se recebeu ou não a isenção. O PISM é feito por locais escolhidos por eles, próprios do site, quando você faz a sua inscrição, eles te dão a resposta pelo site mesmo. Quanto ao tempo, o PISM como eu citei anteriormente ele acontece em 3 módulos, então a duração é de 3 anos, todos els em Dezembro a data é informada também pelo site, na hora da inscrição.
      E agora uma boa notícia, você poderá sim concerteza fazer o PISM, no 1° ano.
      Bjus, espero que tenha ajudado.
      BOA SORTE!!!

  7. Débora Cristina

    Não estou conseguindo fazer minha inscrição para o pism 2009 da ufjf.O que eu faço?

    • Karol

      As inscrições do pism para 2009 ainda não começaram. Elas são realizadas aproximadamente em outubro e pelo próprio site da UFJF !

  8. Claudia Pravato

    gostaria de saber, quando sai o edital do pism modulo 1 de 2009.

    aguardo a resposta.

  9. Marina Vidal

    O Pism só poderá ser realizados por alunos da Rede Pública?!
    Tem como o aluno fazer a partir do segundo, ou terceiro ano?!
    Aguardo a resposta, e desde já obrigada.

    • Iluska Coutinho

      Não há essa possibilidade, Marina.

    • Juliana

      Não o pism pode ser realizado por todos aqueles que estão no 1° ano do ensino médio, no 3° ano do ensino médio, ou caso já tenha formado, mas esse levará 3 anos para completar os 3 módulos, isso quer dizer que a pessoa que estiver no 2° ano do ensino médio não poderá participar, mas a pessoa que estiver no 3° ano do ensino médio concerteza, pode e deve porque vale a pena.

  10. gostaria de saber como eu faço as inscriçoes??????

  11. gostaria de saber como eu faço as inscriçoes

  12. Luana Alvares

    eu nao estou conseguindo fazer a minha inscriçao para o vestibular de 2010, eu nao estou achando a pagina para fazer. preciso urgentemente de ajuda. obrigada.

  13. Bárbara Cury

    nao cosigo fazer a minha inscriçao!o que faço?

  14. Ana Paula

    Eu gostaria de saber qual materia cairá no Pism Módulo 1

  15. Késsia

    Quais sao as matérias de cada matéria? (deu pra entender a pergunta?)

  16. Viviane

    Olá,
    Gostaria de saber onde é que vou fazer a prova do PISM.
    Vlw
    Muito obrigada

  17. Viviane

    Olá ,
    Gostaria de saber onde é que eu vou fazer aprova do PISM desse ano.
    t+++
    e muito obrigada

  18. Ana Paula

    Gostaria de saber qual a matéria do Pisme II (2009)

  19. taiana

    olá!
    Fiz minha inscrição para o pism 2009, módulo II, porém não consigo achar o meu comprovante definitivo de inscrição onde contém o local que eu farei a prova.

    Gostaria de saber como consegui-lo.
    Desde já agradeço.

  20. karla

    quero saber onde vai ser minha prova do pism 2010

    • Giselle

      dá uma olhadinha no site da UFJF (www.ufjf.br) lá deve ter uma lista com os locais de prova.. mas normalmente vc recebe um comprovante em casa.

  21. karla

    quero saber onde vai ser minha prova do pism 2010,pois nao chegou o papel com o lugar até hoje em minha casa

  22. Lorena

    queria saber onde vai ser realizada minha prova do PISM… como faço pra saber o local…

    urgentee… obrigada

    • Giselle

      como eu disse pra Karla, dá uma olhadinha no site da UFJF (www.ufjf.br) lá deve ter uma lista com os locais de prova.. mas normalmente vc recebe um comprovante em casa. Fique calma… sempre chega!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s