Vacinação de animais garante sucesso na luta contra a raiva

Internet

Fonte: Internet

Nara Mourão – 10/11/2008

A 2ª etapa da campanha de vacinação contra a raiva animal ocorreu no último sábado em 34 postos de Juiz de Fora. A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde ainda não concluiu os relatórios com o número de animais vacinados nessa etapa da campanha, mas a estimativa inicial era imunizar oito mil cães e gatos.

Internet

Fonte: Internet

Os animais transmissores da raiva são, principalmente,  cachorro, gato, porco, macaco, morcego, rato, boi e cavalo (estes dois últimos transmitem um tipo específico da doença). Os animais silvestres são o reservatório primário para a raiva, mas os animais domésticos (cachorros e gatos) são as principais fontes de transmissão para os seres humanos, já que a contaminação é dada quando o homem entra em contato com a saliva do animal doente. Não há registros de raiva em Juiz de Fora há dez anos. 

A doença é letal para homens e animais, sendo a vacinação dos animais domésticos a partir dos 3 meses de idade a principal profilaxia. De acordo com o veterinário Antônio Rodrigues Filho, “O contato direto com morcegos vivos ou mortos tem que ser evitado e deve haver um controle sobre a população de cães de rua”.

No dia 27 de setembro aconteceu a primeira etapa da vacinação na zona urbana de Juiz de Fora. Na zona rural a campanha aconteceu nos meses de julho e agosto. Cerca de 50 mil animais foram imunizados nas áreas urbana e rural entre julho e setembro. A 2ª fase da campanha teve por objetivo reforçar a primeira dose da vacina anti-rábica em todos os animais que a receberam pela primeira vez em 2008.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s