Verão aumenta risco de dengue

Transmissor da dengue, o mosquito Aedes aegypti mede menos de um centimetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas
Transmissor da dengue, o mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas

Paula Carvalho – 13/10/2008

A proximidade do verão e as chuvas no mês de outubro são alertas para as condições favoráveis ao desenvolvimento da larva do mosquito da dengue, que se dá em água parada. Em Juiz de Fora, até o dia 9 de outubro já foram confirmados 410 casos, o número ultrapassa o registro do ano anterior, 316.

Os bairros Jóquei I, II e III, onde foram confirmados 33% dos casos de dengue, são os primeiros da lista de ações de prevenção e combate à dengue. Segundo a chefe do departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSSDA) da Prefeitura, Viviane Carneiro, as atividades de eliminação dos focos na quinta -feira passada. A previsão é que os serviços nos bairros Jóquei I, II e III sejam finalizadas até o dia 20 deste mês, em seguida terão início as atividades nos bairros São Judas e Santa Cruz.

As ações de combate são coordenadas pelo Comitê Intergestores formado por funcionários de órgãos públicos como Secretaria de Educação, de Saúde e Demlurb. “Em Juiz de Fora a situação da dengue é muito nova, os casos começaram a chegar em 2007 e o mosquito está muito bem urbanizado”, diz Viviane Carneiro.

Para intensificar o combate à dengue, em setembro, o prefeito José Eduardo assinou um decreto para permitir que os agentes de endemias entrem nos imóveis fechados ou abandonados. A ação é importante para a erradicação dos possíveis criadouros de mosquito, já que 30% dos imóveis em Juiz de Fora são de difícil acesso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s