Zoando no cinema

Nara Mourão – 03/11/2008

Já imaginou um programa que misture documentário, telejornalismo, ficção e vídeo-arte? O Zoeira, projeto  do professor da Faculdade de Comunicação da UFJF, Cristiano Rodrigues, tem na anarquia e na experimentação a sua razão de ser. Mas, só um segundo, programa de quê mesmo? Originalmente criado para a Web e televisão foi exibido pela primeira vez no último sábado, durante o Festival de Cinema Primeiro Plano.

Abertura do Zoeira

Abertura do Zoeira

O tema do Zoeira surge sempre de um trecho de canção da Música Popular Brasileira. Definida a música, diferentes diretores juizforanos criam seu próprio “ensaio” sobre ela, com duração de 3 a 5 minutos. A inspiração para o primeiro programa veio dos versos “Saber amar é saber deixar alguém te amar”, da música Saber amar, do Paralamas do Sucesso.

Música tema do primeiro programa

Música tema do primeiro programa

Antes do início da exibição no Primeiro Plano, Cristiano Rodrigues disse não saber se aquele seria o nascimento ou o aborto do Zoeira. “Ainda não existe um lugar para o programa passar. Curiosamente, a primeira exibição vai acontecer numa tela de cinema.” O professor ressaltou que “o projeto é de todo mundo” e para reforçar sua observação, pediu que os espectadores daquela sessão que haviam participado da confecção dos vídeos se levantassem da cadeira. Nessa hora muita gente ficou de pé.

Lílian Werneck, diretora de um dos ensaios, afirmou que “o Zoeira ainda não tem suporte, mas não vai parar.” Depois da primeira exibição, já dá para garantir que o programa está mesmo é nascendo. O convite para quem quiser fazer o próximo ensaio está feito.  A temática da vez é o funk “é som de preto, de favelado, mas quando toca, ninguém fica parado.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s