Alunos e profissionais discutem o multijornalismo

 

Naissa Viana – 20/05/09

Fórum das Comunicações lota o auditório em seu primeiro dia

Fórum das Comunicações lota o auditório em seu primeiro dia

O VI Fórum das Comunicações de Juiz de Fora e Região, evento promovido pela Acesso Comunicação Jr. nos dias 14 e 15, reuniu profissionais e mais de 100 estudantes para discutir o multijornalismo e a convergência de temas e mídias.

O evento foi composto por palestras, grupos de discussão e debate. Entre os palestrantes, profissionais de importantes veículos de comunicação, como Zine Cultural, Tribuna de Minas e TV Panorama.

A diretora de Marketing e Relações Públicas da Acesso, Isabel Miranda, afirmou que o evento superou as expectativas da empresa em número de participantes e também de parcerias que foram estabelecidas. “A programação foi muito elogiada e o evento teve uma visibilidade muito grande dentro e fora da UFJF. Tivemos algumas conquistas nesta sexta edição como a inserção do Fórum no calendário de eventos tanto da cidade, através do Convention & Visitors Bureau, quanto da faculdade”, comemora a empresária júnior.

Assista ao vídeo de encerramento do VI Fórum.

 

O que rolou no VI Fórum

O diretor do Zine Cultural, Alexandre Silveira, fez uma retrospectiva da trajetória do portal e dialogou com os participantes sobre o uso das novas redes sociais. À noite, foi a vez dos jornalistas Érica Salazar e Bruno Sakaue

Érica Salazar e Bruno Sakaue encerram o primeiro dia do evento

Érica Salazar e Bruno Sakaue encerram o primeiro dia do evento

 realizarem um bate-papo com os estudantes sobre Televisão, contando como é a rotina de um repórter de TV. Para Érica, o multijornalismo na Televisão sempre existiu, pois “o repórter é obrigado a fazer de tudo um pouco”. “A gente sempre lidou muito com essa multifunção: eu sou repórter, eu sou editora, apresento o MGTV e faço todo tipo de matéria”, diz a jornalista.

No segundo dia do evento houve um debate sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista, com a presença do advogado e professor de Ética no Jornalismo, Leonardo da Cunha Barreto, e dos professores da Faculdade de Comunicação da UFJF, Christina Musse, José Luiz Ribeiro e Eduardo Leão, tendo como mediador o professor Paulo Roberto Leal. Os convidados foram unânimes: a formação como jornalista deve sim ser obrigatória para se exercer a profissão. Os professores José Luiz Ribeiro e Christina Musse acreditam que a desvalorização do profissional de comunicação está relacionada com a espetacularização da notícia e com a disputa da audiência pelas empresas.
Repórter do vídeo "Colecionadores" recebe no palco o prêmio da III Mostra Acesso

Mostra premia primeiro colocado

O VI Fórum também marcou a terceira edição da Mostra Acesso, uma oportunidade para os alunos mostrarem as produções feitas durante a faculdade. Sete reportagens para a televisão foram exibidas durante a Mostra e, por voto dos participantes, três foram as escolhidas como vencedoras: “Colecionadores”, “Sport Club Juiz de Fora” e “Vaidade Masculina”, primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Uma resposta para “Alunos e profissionais discutem o multijornalismo

  1. Pingback: Destaques da Edição 20/05 a 26/05/2009 « Juiz de Fora Online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s