Arte de rua tem motivos para ser celebrada em Juiz de Fora

Alex Vallauri - Sem título - 1985

Pintura de Alex Vallauri, artista que deu origem ao Dia Nacional do Grafite

Henrique Vale – 01/04/2009

Influenciado pelas pichações que começavam a deixar suas marcas no espaço urbano da capital paulista, o artista plástico Alex Vallauri se tornou, no fim da década de 70, um dos primeiros grafiteiros do Brasil. A verdade é que para algumas pessoas, o stencil graffiti feito por Alex pode ter sido um dos primeiros no mundo, já que não se tem uma data precisa para o ínicio desse tipo de intervenção nos Estados Unidos e na Europa.

Primeiro stencil feito por Vallauri no Brasil

A "bota", primeiro stencil feito por Vallauri no Brasil

O stencil graffiti é produzido a partir de um desenho feito em papel ou outro meio e que posteriormente servirá de fôrma para a tinta spray. Usando esta técnica, Vallauri encheu as ruas de São Paulo com milhares de imagens icônicas como cupidos e diabos e deu início a uma revolução artística reconhecida e admirada em todo mundo. Hoje, São Paulo é a cidade mais grafitada de todo planeta.

Em 27 de Março de 1987, Alex Vallauri faleceu vítima de AIDS. Em sua homenagem e em reconhecimento de sua importância para o graffiti do país foi criado, na mesma data do ano subseqüente, o Dia Nacional do Grafite.

Em Juiz de Fora existe uma cena que está amadurecendo, artistas da cidade já possuem reconhecimento fora daqui e produzem com um estilo próprio. De uns cinco anos para cá as ruas estão cada vez mais coloridas e mais projetos começaram a aparecer. Assista no vídeo abaixo o artista de rua Gramboy falando sobre seu estilo e da produção que é feita aqui.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

Ileso, um dos pioneiros da arte de rua na cidade, avisa que ainda na primeira quinzena de Abril acontece um evento – data não definida até o fechamento da matéria – na Praça Antônio Carlos para celebrar a data e divulgar a cultura hip-hop da cidade.

Anúncios

Uma resposta para “Arte de rua tem motivos para ser celebrada em Juiz de Fora

  1. Pingback: Destaques da Edição 01/04 a 08/04/2009 « Juiz de Fora Online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s