Caravelas das Artes estreia comédia na Casa de Cultura da UFJF

Eduardo Reis -03/06/2009

ciaA Cia. de Teatro Caravelas das Artes subiu ao palco da Casa de Cultura da UFJF, no último dia 30, para estrear a comédia “Tartuffo, o impostor”. Adaptada livremente da obra homônima de Moliére, a peça foi apresentada para um público de 40 pessoas, que assistiu a homenagem feita para o ano França-Brasil 2009.

Os nove atores contam a história de Tartuffo, um farsante beato que se hospeda na casa de um rico burguês, o ingênuo e religioso senhor Orgon, para instalar o caos com suas falsas crenças e costumes. Usando de humildade e hipocrisia, Tartuffo vai aos poucos dominando seu anfitrião, apresentando-se como servo de Deus, falando em nome da religião. Fascinado pela aparente bondade de seu hóspede, Orgon oferece a filha Elmire em casamento e lhe outorga todos os seus bens. Mas isso não é o suficiente para Tartuffo. O desejo que sente por Elmire é ainda maior do que sua ambição. Esse comportamento contraditório de Tartuffo faz com que quase toda a família Orgon se vire contra ele. Apenas o burguês e sua mãe, a senhora Pernelle, depositam sobre o farsante uma confiança cega.

Apesar de escrito no século XVII, o texto de Moliére ainda se mantem atual. A peça aborda temas que permitem um estreito paralelo com os dias de hoje, como a hipocrisia religiosa, a impostura na sociedade, a corrupção e a ambição.

Para o ator Álvaro Dyogo, que interpreta Damis, o sucesso da peça é resultado de um trabalho de ensaios, muitas vezes cansativo. Ele conta que a comédia é mais difícil de qualquer outro gênero teatral. “Quando se faz drama é mais fácil emocionar a plateia. Eles acabam identificando suas dores com as dos personagens. Mas em comédia a história é outra. Temos que fazê-los sorrir espontaneamente ,e isso nem sempre é fácil”, explica.

Segundo o estudante Fábio de Andrade, a adaptação feita pela Cia. Caravelas das Artes o surpreendeu. “Fui assistir à peça pensando que veria algo ultrapassado demais, já que o texto foi escrito em 1664. Mas o que vi me pareceu completamente contemporâneo”, conta.

“Tartuffo, o impostor” fica em cartaz todo o mês de junho na Casa de Cultura da UFJF. As apresentações acontecem sábado e domingo, no horário de 20h30. Os ingressos custam 10 reais (inteira) e 5 reais(meia). O endereço é Av. Rio Branco, 3372. Centro-JF.

Uma resposta para “Caravelas das Artes estreia comédia na Casa de Cultura da UFJF

  1. Pingback: Destaques da Edição 27/05 a 02/06/2009 « Juiz de Fora Online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s