Marcos Pimentel documenta o universo do balé e da dança

Davi Ferreira – 18/03/09

Qual o sacrifício da arte? Quais barreiras o artista tem que enfrentar para subir ao palco? Talvez encontremos uma parte dessas respostas no documentário “A Arquitetura do Corpo”, do juizforano Marcos Pimentel.

Foto Bianca Aun
Foto Bianca Aun

O filme foi premiado recentemente como Melhor Fotografia no 13º Festival La Fila de curtas-metragens de Valladolid, na Espanha, mas ainda não foi exibido em Juiz de Fora. Marcos Pimentel afirma que “A Arquitetura do Corpo” é um documentário que mostra o cotidiano de diferentes personagens do universo do balé e da dança. Clique aqui para ouvir mais.

O curta não mostra apresentações de artistas, mas sim uma observação do que acontece nos bastidores: os ensaios, as dores musculares, a pressão psicológica e o que os artistas fazem entre os shows.

Foto Matheus Rocha

Foto Matheus Rocha

A equipe acompanhou crianças se preparando para a primeira apresentação de suas vidas, duas adolescentes que fazem parte de um projeto social nas comunidades onde vivem, o cotidiano de bailarinos de grandes companhias de dança e como uma professora prepara seus alunos para o palco. O documentário foi filmado em Belo Horizonte. Entre os lugares onde aconteceram as filmagens estão O Centro de Dança Primeiro Ato, Companhia de Dança Palácio das Artes, Centro de Formação Clóvis Salgado e o Projeto Descendo o Morro na Ponta, do Aglomerado Santa Lucia.

Foto Matheus Rocha

Foto Matheus Rocha . "A Arquitetura do Corpo" foi lançado em novembro de 2008 no Festival de Cinema de Brasília e ganhou o prêmio de melhor montagem.

Ainda não está marcada a estreia do filme para Juiz de Fora. O curta pode estrear na cidade em junho.

Uma resposta para “Marcos Pimentel documenta o universo do balé e da dança

  1. dehnobre

    Boa notícia para os juizforanos. E bom saber que os profissionais daqui conseguem reconhecimento lá fora. Parabéns pela matéria!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s