Equipe da UFJF participa do Projeto Rondon

Wagner Emerich – 10/06/09

Este ano, com embarque em 17 de julho, seis alunos e dois professores da UFJF vão participar do Projeto Rondon. Eles irão para o município de Juarez Távora, na Paraíba, onde discutirão questões de saúde, direitos humanos, educação e cultura, junto à comunidade.

Rondon: Lição de vida e cidadania

Rondon: Lição de vida e cidadania

O Rondon é um projeto do Ministério da Defesa que leva estudantes de universidades públicas de todo o país para conhecer e ajudar comunidades de baixa renda no interior do Brasil. O Projeto é uma oportunidade para esses alunos conhecerem diferentes regiões e realidades. Assim, vão aprimorar seu aprendizado na faculdade, além de criar agentes multiplicadores que possam dar continuidade ao trabalho por eles realizado.

Mesmo estando próximas de se formarem e tendo que adiar um dos estágios obrigatórios, as alunas de Medicina, Laura Andrade e Aline Eva, se inscreveram e integrarão a equipe coordenada pelo neurologista e professor Dr. Carlos Mourão. Aline explica que ” a experiência do Rondon é tão rica que vale a pena adiar um pouco a formatura para participar”. O professor Mourão fez uma viagem precursora, de 11 a 15 de maio, ao município, quando conversou com as autoridades legais, sondando qual seria a melhor forma de abordagem, de que maneira o trabalho seria melhor realizado e quais são as reais demandas daquele município. Para Mourão, o importante para as alunos é não chegar tentando ensinar nada à população, mas sim discutir os problemas vividos por eles.

No passado, a UFJF mantinha uma base na cidade de Tefé, no Amazonas, e sempre mandava alunos para o Projeto Rondon. Mas o esquema do projeto era outro. Além dos alunos chegarem a ficar seis meses na área, o programa era focado na região Norte e realizado de uma forma assistencialista. Hoje, os rondonistas ficam apenas 15 dias na comunidade, se espalham por todas as regiões do país e tem como proposta criar multiplicadores de conteúdo junto à população.

Uma resposta para “Equipe da UFJF participa do Projeto Rondon

  1. Pingback: Destaques da Edição de 10/06 a 23/06/2009 « Juiz de Fora Online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s