Mulheres cientistas, sim senhores

Marcelo Martins 11/03/09

Desde que o movimento feminista atuou pela conquista do espaço das mulheres na sociedade, elas conseguiram ocupar cargos altos na carreira profissional e importantes postos políticos. Porém, muitos se esquecem de destacá-las no desenvolvimento do conhecimento humano, principalmente nas universidades.Na UFJF, duas se destacam por ocupar importantes cargos de setores da universidade responsáveis pela produção intelectual.

Conquistar e colaborar

A professora doutora Maria Teresa Freitas coordena os Programas de Pós Graduação Stricto Sensu. Ela organizou, em 1995, o seu primeiro grupo de pesquisa: o LIC (Linguagem, Interação e Conhecimento). Para ela, a mulher atua em processo de igualdade e de cooperação para com o homem. Na universidade, ela destacou que, dos 23 programas de pós graduação, 11 são coordenados por mulheres.”É de admirar o trabalho delas porque, embora tenham que se dedicar à pesquisa, também são casadas e têm filhos. Por isso, tornam-se verdadeiros exemplos para nós.”

Maria Teresa Freitas, pesquisadora desde 1988

Maria Teresa Freitas coordena a pós graduação desde 2006

Algumas áreas ainda são tabu

Marta D’Agosto, pró-reitora de pesquisa, afirma que os estudos feitos pelas mulheres em algumas áreas aumentaram. Para ela, ainda há restrições e um certo preconceito.” Mas, a mulher vem demonstrando que também é capaz de se dedicar à área intelectual, mesmo acumulando outras funções no lar.”

Na UFJF, há pesquisadoras em todas as áreas . “Notamos um crescimento nas ciências exatas, na qual, historicamente, predominaram os homens. A tendência é que haja um equilíbrio entre os gêneros em todas as áreas”, conclui Marta. Ouça a entrevista.

Anúncios

Uma resposta para “Mulheres cientistas, sim senhores

  1. ravylle

    caraacaa , me ajudou muiitoo !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s