Pesquisa da UFJF monitora as águas do Rio Paraibuna

Michelle Clara – 3/06/2009 

O professor comenta a importância do estudo para a cidade

O professor comenta a importância do estudo para a cidade

A Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental desenvolve um estudo para ajudar na despoluição do Rio Paraibuna.  A pesquisa, iniciada em abril de 2009, tem previsão de terminar em 18 meses. Coordenada pelo professor José Homero Pinheiro Soares a pesquisa tem por objetivo monitorar a qualidade da água do Rio Paraibuna e de alguns afluentes. Essa iniciativa permite que soluções que ajudem na despoluição sejam propostas. O estudo é feito à partir de coletas periódicas de amostras. 

Serão analisadas oito sub-bacias. Entre elas estão os córregos de Humaitá, Tapera, Matirumbide, São Pedro, Yung, Carlos Chagas, Independência e Ipiranga. O estudo recebeu, aproximadamente, 40 mil reais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, Fapemig,   e o apoio do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora. A corporação fornece equipamentos de segurança e barcos, além de acompanhar as medições. 

 De acordo com o professor José Homero, o Rio Paraibuna está classificado como de nível 3. Isso significa que os níveis de poluição são altos. A tabela de comparação varia de 1 e quanto maior o índice, mais imprópria é a água. O trabalho conta hoje com um bolsista, mas o coordenador do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental afirma que uma nova vaga será aberta em julho de 2009.

Ouça o áudio com a entrevista inteira do Professor concedida à Michelle Clara no dia 1 de junho de 2009
Monitoramento das águas do Rio Paraibuna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s